Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL SOCIODEMOGRAFICO PACIENTES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA ATENDIDOS NO “PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A PACIENTES TRANSPLANTADOS DA UFMG”

Introdução

A partir de agosto de 2015, o Programa de Assistência Odontologia a Pacientes Transplantados da UFMG (PAOPT-UFMG), passou a atender pacientes com comprometimento renal. Estes pacientes apresentam baixa imunidade, causando alto risco a infecções sistêmicas, que podem ter origem bucal. Foi proposto descrever o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos pacientes atendidos.

Material e Método

Levantamento de dados, a partir dos prontuários odontológicos dos atendidos até o final de 2016. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética (Parecer nº:0124.0.203.000-11).

Resultados

A amostra contou com 30 pacientes, 90% estão em fase pré-transplante, sendo homens 56% do total, a média de idade de 48,7 anos, o mais jovem com 24 e o mais velho, 67 anos. Todos residem na região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Tendo como doença primária: insuficiência renal crônica (43%), diabetes (16,7%), lúpus (10%), nefropatia por IgA (6,6%), nefropatia parenquimatosa (3,3%), tuberculose renal (3,3%), doença renal policística (3,3%). Alguns prontuários não tinham informação sobre o índice de CPOD (índice de dentes cariados, perdidos e obturados) dos pacientes, naqueles em que foi possível a coleta dos dados (20/30 prontuários) a média obtida foi de 15,5 com desvio padrão de 6,5 (terceiros molares não foram considerados). Foram realizados os seguintes tratamentos: restaurador (46,5%), profilaxia (22,9%), periodontal (19,2%), cirúrgico (7,4%), endodôntico (3,7%).

Discussão e Conclusões

Com base na analise dos dados obtidos, pode-se verificar a importância da assistência odontológica dos pacientes e estabelecer com maior precisão, quais são as demandas mais comuns de tratamento entre estes pacientes, o que permite elaborar estratégias de planejamento e tratamento que possam ser realizadas de forma mais rápida e eficaz.

Palavras Chave

renal odontologia tratamento cronico

Área

Rim

Instituições

UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Paulo Célio Kelles Junior, Jéssica Alves Borba, Thaina Ângela Silva Mendes, Luanne Priscila Pereira Avelar, Maria Elisa Souza Silva, Monica Yamauti, Ricardo Reis Oliveira, Alysson Nogueira Moreira, Marcos Daniel Septímo Lanza, Rafael Paschoal Esteves Lima