Perfil clínico de pacientes submetidos a ceratoplastias penetrantes em um serviço brasileiro de referência
O perfil clínico dos pacientes com indicação para realização da técnica de ceratoplastia penetrante pode ser bastante diverso devido aos diferentes contextos socioeconômicos. Objetivo: Identificar o perfil clínico dos pacientes submetidos à ceratoplastia penetrante e as principais condições indicadoras para o procedimento em um Hospital Universitário da região nordeste brasileira.
Trata de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo, realizado com dados secundários de prontuários de 241 pacientes submetidos a ceratoplastias no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2014.
Do total de ceratoplastias realizadas no serviço no período estudado, 88,37% foram realizadas pela técnica penetrante. Destas, 50,44% foram realizadas em pacientes do sexo masculino, com idade média de 55,2 anos. As principais indicações foram o ceratocone (23,68%), seguido pela ceratopatia bolhosa (22,37%) e ceratite (22,37%). Foram encontradas condições clínicas preexistentes às ceratoplastias penetrantes, como alterações de vascularização (43,61%), glaucoma (11,45%) e cirurgia prévia (41,41%).
A identificação do perfil clínico dos pacientes submetidos às ceratoplastias penetrantes possibilita apontar os principais diagnósticos oculares que resultam nesse tipo de transplante como indicação terapêutica. Também é possível apontar as principais condições clínicas preexistentes à ceratoplastia penetrante que podem representar potenciais fatores de risco para complicações no período pós-operatório e até mesmo levar a falência do enxerto.
Córnea; Transplante de córnea; Ceratoplastia penetrante; Perfil clínico.
Imuno/Histo/Tecidos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil
Giovanna Karinny Pereira Cruz, Isabelle Campos de Azevedo, Jéssica Valeska Herculano Lima, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marcos Antonio Ferreira Júnior