Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Fatores socioeconômicos determinantes no transplante hepático

Introdução

O transplante de órgãos apresenta-se como um tratamento que possibilita melhora na qualidade de vida dos receptores. O custo benefício associado a aspectos do receptor ainda são barreiras que dificultam na alocação do órgão e em sua boa vitalidade no pós-transplante. Dessa forma, objetivou-se identificar fatores socioeconômicos determinantes no transplantado hepático.

Material e Método

Revisão integrativa, a qual utilizou as seguintes etapas para o seu desenvolvimento: busca na literatura, categorização dos dados, análise e interpretação dos resultados. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Medline, LILACS e PubMed, utilizando-se os descritores: transplante de fígado e fatores socioeconômicos. Os critérios de inclusão foram: texto na íntegra, estar disponível nos idiomas inglês ou português e ter sido publicado nos últimos 10 anos, totalizando 18 artigos selecionados.

Resultados

Foram analisadas duas categorias de fatores socioeconômicos: determinantes na alocação dos órgãos e influência na terapia de imunossupressão. Fatores como idade, grau de escolaridade, renda, características de moradia e doença de base podem ter influência tanto no pré como no pós-transplante, devendo ser cuidadosamente avaliadas, buscando identificar situações de maior vulnerabilidade, como alcoolismo. Situações em que a terapia imunossupressora sofre interferências sociais, como baixa renda, devem ser sinalizadas para que sejam atendidas de forma integral, garantindo atenção farmacológica individual.

Discussão e Conclusões

Além das situações clínicas pertinentes ao transplante de fígado, deve-se atentar aos fatores socioeconômicos que podem interferir na alocação de órgãos e/ou influenciar na terapia pós-transplante e a qualidade de vida.

Palavras Chave

Transplante de fígado
Fatores socioeconômicos

Área

Fígado

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Gabriela Nogueira Cavalcante, Amanda Lucio Mendes Andrade, Ana Cláudia Maia da Silva, Clébia Azevedo de Lima, Fernanda Castro de Almeida, Flaviane Fabrício Diniz, Maria Isis Freire de Aguiar, Marilena Moura Nobre Araújo, Weslley Monteiro Amora Sousa