Expressão aumentada de HLA-DQB2 em biópsias renais pré-implantação está associada com disfunção tardia do enxerto
O objetivo deste estudo foi identificar, em biópsias pré-implantação (BPI) de rins de doadores falecidos, genes capazes de predizer disfunção tardia do enxerto (DTE).
Inicialmente realizamos análise de expressão gênica global (GeneChip® Human Gene 1.0 ST Arrays, Affymetrix),comparando a expressão de mais de 28.500 genes entre 35 casos sem e 18 com DTE, definida como taxa de filtração glomerular estimada < 45 mL/min ao final do primeiro ano após o transplante (Tx). A expressão gênica diferencial do gene selecionado neste estudo prelimimar foi validada, por PCR em tempo real, em um grupo independente de 38 biópsias, sendo 20 de rins que apresentaram DTE.
A análise dos dados de microarray revelou diversos genes associados com DTE, dentre os quais HLA-DQB1 e HLA-DQB2 (p<0.005) foram selecionados para análises posteriores. Observamos que a expressão aumentada desses genes se associava também com disfunção renal aos 5 anos pós-Tx e que era restrita a casos de Tx com doadores com idade < 50 anos. Validamos a associação entre expressão aumentada de HLA-DQB2 e DTE (p=0.003) em um grupo independente de biópsias e verificamos que níveis de expressão ≥ 0,0039 unidades relativas foram capazes de predizer o desfecho com 86% de sensibilidade e 91% de especificidade. A validação do gene HLA-DQB1 não pôde ser realizada por inexistência de TaqMan Assay® (Applied Biosystems) apropriado para avaliação da expressão de todos os grupos de alelos HLA-DQB1.
A demonstração da associação entre expressão aumentada de HLA-DQB2 em BPI e DTE é extremamente importante, não só pelo potencial desse gene como excelente preditor deste desfecho, como por sugerir um papel biológico para o HLA-DQB2, um gene muito pouco estudado e de função desconhecida.
biópsia pré-implantação, HLA-DQB2, disfunção enxerto renal
Imuno/Histo/Tecidos
Hospital do Rim e Hipertensão - São Paulo - Brasil, Instituto de Imunogenética - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa, AFIP - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil
Karina Lumi Mine, Tuíla B Mourão, Larissa A Salzedas, Erika F Campos, José O Medina-Pestana, Hélio Tedesco-Silva, Maria Gerbase-DeLima