CAUSAS DE RECUSA Á DOAÇÃO DE ÓRGÃOS POR FAMILIARES COM DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA NA BAHIA
O presente estudo tem como objetivo Avaliar as principais causas de recusa à doação de órgãos de famílias com parentes com morte encefálica durante o ano de 2016.
Trata-se de estudo de Corte Transversal com analise da decisão tomada pelas famílias dos pacientes que receberam o diagnóstico de morte encefálica (ME) em hospitais do Estado da Bahia e que ocorreu a notificação do mesmo a Central de Transplantes, durante o período de 01/01 a 31/12/2016. As informações foram colhidas nos prontuários da Central Estadual de Transplante da Bahia, através de registros na folha de evolução de enfermagem e do campo especifico da ficha de “alerta doador”. Os dados foram calculados utilizando o programa de planilha Microsoft Excel versão 2013. Para descrição das causas foram utilizadas as frequências absolutas (n) e as frequências relativas (%).
Foram analisados 171 prontuários de potenciais doadores que tiveram suas famílias entrevistadas para doação e que foram finalizados como negativa familiar.
As principais causas de recusas à doação de órgãos pelas famílias baianas entrevistadas foram: desejo do corpo do ente querido íntegro 43(23%), potencial doador se declarou não doador convicto em vida 30(16%), família contrária ao processo de doação 14(26%), não houve consenso entre familiares 11(6%), familiares não acreditavam no diagnóstico de ME 10(5%), não aceitaram o tempo até a conclusão do protocolo 10(5%), descontentamento com o atendimento do hospital 3 (2%), convicções religiosas 2(1%) e não tiveram a causa registrada 48 casos (26%).
Sugerimos uma maior sensibilização dos profissionais que realizam entrevista familiar para que estes registrem as causas de negativa apresentada pelas famílias.
Doação de órgãos, Entrevista familiar, causas de negativa.
Coord. Tx / Ética
Central de Notificação Captação e Doação de Órgãos da Bahia - Bahia - Brasil
Tarcio Freire de Farias junior, Danilo Jose Leite Gomes, Joao Pedro Paiva Cerqueira, America Carolina Brandao de Melo Sodre, Karine Andrade Rodrigues, Thelma Lopes Menezes Passos, Rita de Cassia Martins