Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO AMBULATORIAL DO PRÉ-OPERATÓRIO DE TRANSPLANTE HEPÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

O transplante hepático (TxH) é a terapia padrão para pacientes com insuficiência hepática irreversível aguda ou crônica, que pode ocasionar alterações cardiovasculares, metabólicas, musculares e/ou respiratórias, influenciando negativamente na capacidade aeróbia, gerando inatividade física, repercutindo na funcionalidade do paciente. Para uma melhor recuperação pós-operatória (PO), a Fisioterapia é essencial na equipe multidisciplinar do pré-TxH. Assim, objetiva-se relatar a experiência de uma fisioterapeuta residente em Transplante (TX) no ambulatório do TxH.

Material e Método

Relato de experiência da rotina dos fisioterapeutas do ambulatório do TxH do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e dos atendimentos da fisioterapeuta residente em TX do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde do HUWC, no período de março de 2016 a março de 2017.

Resultados

O fisioterapeuta orienta os pacientes quanto a prevenção de agravos e promoção da saúde, explica a necessidade de hábitos de vida saudável, corrige vícios posturais, realiza avaliação física, esclarece dúvidas sobre a cirurgia e o PO, mencionando a necessidade de intubação orotraqueal, é o responsável por identificar fatores de risco para complicações cardiopulmonares, orientar quanto aos exercícios respiratórios e físicos no PO, conscientizar sobre a necessidade da tosse, evitando o acúmulo de secreções, explica os cuidados com a incisão cirúrgica, ressaltando a importância da mudança de decúbito e a necessidade de deambulação precoce.

Discussão e Conclusões

As instruções e avaliações realizadas pela Fisioterapia possuem papel fundamental na preparação do paciente ao TxH para que haja preservação da força, além do retorno precoce da funcionalidade no PO.

Palavras Chave

ATENÇÃO AMBULATORIAL. PRÉ-TRANSPLANTE HEPÁTICO. FISIOTERAPIA.

Área

Multidisciplinar

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

DARLING KESCIA ARAÚJO PEIXOTO BRAGA, NATHÁLIA GONÇALVES DE OLIVEIRA, CECÍLIA CARLA BARROSO CALAZANS, PABYLE ALVES FLAUZINO