Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Caracterização das lesões bucais associadas ao uso de inibidores de mTOR em receptores de transplante renal

Introdução

Os inibidores seletivos de mTOR (alvo da rapamicina de mamíferos) possuem propriedades imunossupressoras e antiproliferativas. A mucosite oral já foi identificada como uma das toxicidades associadas à essa terapia em pacientes com neoplasias. Nos transplantados, as alterações dermatológicas são conhecidas, porém a incidência, caracterização clínica e manejo das lesões bucais têm sido pouco exploradas. O principal objetivo deste estudo foi observar as lesões bucais em transplantados renais de acordo com o esquema de imunossupressão recebido, com ênfase para a mucosite relacionada com o uso dos inibidores de mTOR.

Material e Método

Foi realizada inspeção visual para pesquisa de lesões bucais em 56 participantes examinados em 3 momentos distintos: imediatamente antes do transplante renal, 15 a 20 dias, e 40 a 50 dias após o transplante. As lesões bucais foram analisadas de acordo com o esquema imunossupressor recebido pelos pacientes.

Resultados

Dos 56 pacientes, 12 (21,4%) apresentaram alguma alteração bucal em um dos períodos de avaliação. Quatro deles (33,3%) usavam inibidores de mTOR, e ulceração bucal foi observada em 75% dos casos (3/4, 75%). As ulcerações eram rasas, irregulares, com halo eritematoso e sintomatologia dolorosa. Dos 8 pacientes que não faziam uso de inibidores de mTOR, 5 exibiam candidíase (5/8, 62,5%) e 1 exibia ulceração, sugestiva de CMV.

Discussão e Conclusões

A ulceração bucal foi frequente nos pacientes que faziam uso de inibidores de mTOR e a candidíase, nos pacientes que usavam outro regime imunossupressor. O diagnóstico diferencial das úlceras bucais com infecção por CMV deve ser realizado para a definição do tratamento adequado.

Palavras Chave

Transplante de Rim, Úlceras Orais, Everolimo

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital do Rim e Hipertensão-UNIFESP - São Paulo - Brasil, Instituto Social de Assistência a Saúde - Paraíba - Brasil, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

DMITRY JOSÉ SANTANA SARMENTO, RUBENS CALIENTO, ROSANA SAINT CLAIR, MARINA PONTELLO CRISTELLI, RAFAEL MACIEL, MARINA GALLOTTINI, Jose Osmar Medina Pestana