COORDENAÇÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DO PARANÁ: ANÁLISE DE CUSTO-EFETIVIDADE RELACIONADO À DOAÇÃO DE CÓRNEAS.
As CIHDOTTs são responsáveis por organizar em âmbito local o processo de doação de órgãos e tecidos, entretanto não existem ainda regulamentações que sustentem a remuneração dos profissionais que atuam de forma exclusiva na atividade. Sendo assim, o objetivo do estudo é estimar o potencial de doação de córneas do hospital a partir do perfil de óbitos e comparar o investimento para manutenção de um profissional enfermeiro ao faturamento estimado por meio da realização dos procedimentos relacionados à doação de tecidos.
Estudo epidemiológico, retrospectivo e transversal, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi constituída pelos óbitos ocorridos nas unidades de cuidados críticos e a amostra pelos relatórios de óbitos ocorridos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Pronto Socorro (PS) de um Hospital referência de trauma do interior do Estado do Paraná, ocorrido no período de Janeiro a Junho de 2016.
Do total dos óbitos ocorridos 31% foram considerados potenciais doadores de tecidos, entretanto nenhuma doação foi efetivada. O faturamento estimado seria de R$ 42124.72 que engloba avaliação do potencial doador de córnea, entrevista familiar e retirada do globo ocular, sendo assim o retorno sobre o investimento em um profissional exclusivo seria autossustentável para a instituição pesquisada.
O custo-benefício em ter profissional exclusivo na CIHDOTT é positivo e a recuperação dos valores investidos ocorre em curto prazo. A escassez de estudos econômicos na área mostra a necessidade de novas investigações acerca de tais aspectos da doação de órgãos e tecidos.
Transplante de Córnea, Obtenção de tecidos e órgãos, Equipe de Assistência ao Paciente, Custos e Análise de Custo.
Enfermagem
Instituto de Saúde São Lucas - Paraná - Brasil
Ana Carolina Cerutti Bonatto, Priscilla Caroliny de Oliveira, Leocadia Fagundes