Efeito de Material Informativo sobre a Opinião e Entendimento de Jovens Universitários sobre Doação de Órgãos
Há poucos registros na literatura sobre o impacto de material de campanhas de conscientização na opinião e entendimento tecnico sobre doação de órgãos. Conscientização de jovens adultos sobre o tema é crucial, especialmente para aqueles no ambiente universitário, por terem grande chance de se tornarem formadores de opinião no futuro.
Os dois grupos de estudo a serem comparados receberam o mesmo questionário padronizado de 20 questões de multipla-escolha, que abordavam o entendimento tenico do processo de doação e a opinião do respondente sobre doação de órgãos. Apenas o grupo experimental foi fornecdido com material informativo sobre o tema. O questionário e anexos foram enviados via e-mail para 34.448 estudantes universitários de graduação divididos aleatoriamente para comporem os dois grupos de estudo. Um odds ratio foi usado para quantificar o impacto do material informativo no padrão de resposta dos respondentes.
713 estudantes responderam ao questionário. Média de idade dos respondentes foi de 23 anos de idade. Respondentes foram majoritariamente mulheres (68,8% do total). Foram observadas diferenças no padrão de respostas entre os dois grupos em 6 das 13 questões comparadas (p< 0,05). O grupo experimental foi mais propenso a respostas que indicavam maior conhecimento tecnico e opiniões mais positivas sobre possivel consentimento de doação em caso de propria morte ou de um parente.
Conclusões preliminares: Neste estágio do estudo, diferenças no padrão de resposta dos dois grupos comparados já podem ser notados, indicando que o acesso a material informativo tem impacto importante em estabelecer uma boa base de conhecimentos e uma boa opininão sobre doação de órgãos
Jovens
Conscientização
Transplantes
Coord. Tx / Ética
Faculdade de Ciências Médicas - FCM Unicamp - São Paulo - Brasil
Eduardo Riccetto, Ilka Fátima Santana Ferreira Boin