Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Humanização no Processo de Doação de Órgãos

Introdução

O processo de doação de órgãos envolve assistência aos potenciais doadores e a seus familiares. A humanização neste contexto requer o envolvimento dos profissionais que participam das diversas atividades envolvidas.
A recusa familiar representa um grande obstáculo à realização dos transplantes, pois o número de doadores é muito menor que a demanda de receptores em lista de espera, sendo também pontada como um dos grandes fatores responsáveis pela carência de órgãos e tecidos para transplante (Jacob, 1996).

Material e Método

Este artigo constitui-se de uma revisão da literatura.

Resultados

Segundo Ferreira (1995), humanizar é “tornar-se humano”, “dar condição humana”, e “humanar”. Humanizar é um conceito que interliga, a outros aspectos, como acolhimento, respeito, comunicação, ética, bioética entre outros.
Na enfermagem humanização é algo que advém do olhar para o outro e cuidar desse com respeito, ética, responsabilidade o que significa, atender as necessidades tanto biológicas quanto emocionais.
Na doação de órgãos o familiar vive um choque, como também angústia e estresse. Além do falecimento e luto recente, a família é responsável pelo consentimento da doação de órgãos.
Trabalhar a humanização no contexto hospitalar da doação de órgãos e tecidos, é assistir a todos os envolvidos no processo considerando cada situação e contexto.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que o sistema de humanização realizado no processo de doação de órgãos apresenta dificuldades e requer aprimoramento, tendo um resultado positivo, pois uma família bem acolhida, preparada e instruída consegue autorizar a doação, sem dúvidas, diminuindo o sofrimento e aumento da autoestima, pois aquele ente querido que se foi, salvou várias vidas apenas com uma atitude final.

Palavras Chave

Humanização, Enfermagem, Família.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Associação Beneficente São Francisco de Assis - Paraná - Brasil

Autores

Natalie Aparecida Ferreira da Silva, Érika Silva Covre Benevente