Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Tratamento de infecções por Enterobacterias resistentes a carbapenemico e sensibilidade reduzida para polimixina em pacientes transplantados renais

Introdução

Enterobacterias resistentes a carbapenem (ERC) e com sensibilidade reduzida à polimixina (MIC ≥16) representam um desafio terapêutico particular uma vez que não há uma terapia padrão definida.

Material e Método

O objectivo é descrever o tratamento de infecções por ERC com sensibilidade reduzida a polimixina (ERCRP) em receptores de transplante renal (TR).
Foram incluídos todos os casos de infecções por ERCRP em pacientes submetidos a TR de janeiro de 2013 a julho 2016, que tiveram pelo menos 48 horas de tratamento antimicrobiano. Falha foi definida como por cultura positiva para ERCRP até 7 dias após termino de tratamento. Os critérios de infecção utilizados foram os definidos pelo NHSN.
Associação entre as variáveis foi realizada por teste de Chi-quadrado ou teste exato de Fisher para variáveis dicotômicas e teste de Mann-Whitney para as contínuas. A análise multivariada foi realizada por meio de regressão logística.

Resultados

Foram analisados 33 tratamentos em 29 pacientes. O tempo médio entre o TR a primeira infecção foi de 72 dias (12-4613). A mediana de idade foi de 56 anos (33-72), 86,2% TR tiveram doador falecido. Todas as infecções exceto uma foram por K. pneumoniae. Os sítios de infecção mais frequentes foram trato urinário em 18 (54,5%) e infecção de sítio cirúrgico (IFC) em 12 (36,4%) pacientes. Quatorze (42,2%) pacientes evoluíram com falha do tratamento, o óbito em 30 dias ocorreu em 10 (30,3%) pacientes. A terapia combinada foi usada em 75,8 % (25/33), a terapia com duplo carbapenêmico em 11 (33.3%) casos. O único fator de risco associado a falha do tratamento na análise multivariada foi elevada pontuação do SOFA score.

Discussão e Conclusões

As infecções por ERCRP em pacientes TR apresentaram uma alta taxa de falha do tratamento inicial e elevada mortalidade.

Palavras Chave

K. pneumoniae, resistência

Área

Infecção

Instituições

Hospital das Clinicas - HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Maristela Pinheiro Freire, Doroti Garcia de Oliveira, Fernanda Spadão, Flavio Jota de Paula, Flavia Rossi, Willian Nahas, Elias David-Neto, Ligia Camera Pierrotti