Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Incidência de Infecção por Citomegalovírus no Transplante Renal relacionada ao Regime de Imunossupressão Utilizado

Introdução

A incidência de infecção por citomegalovírus (CMV) apresenta variações quanto ao regime de imunossupressão utilizado, relacionadas tanto à terapia de indução quanto à de manutenção.

Material e Método

Análise de coorte retrospectiva dos transplantes renais realizados no período de 29 anos do HC UNESP, totalizando 1046 transplantes. Com relação à terapia de indução, foram divididos em 3 grupos: sem indução, Basiliximab ou Timoglobulina. Com relação à terapia de manutenção, foram subdivididos em: antimetabólico isolado, ciclosporina (CSA) com antimetabólico, tacrolimo (FK) com antimetabólico e FK com inibidor da mammalian target of rapamycin (imTOR).

Resultados

Com relação à terapia de indução, a incidência de CMV foi 9,3% no grupo sem indução, 23% no grupo Basiliximab e 40,2% no grupo Timoglobulina, com incidência maior nos dois últimos grupos, p=0.001. Considerando-se a terapia de manutenção, a incidência de CMV foi de 6,7% no grupo antimetabólico isolado, 9,7% no grupo CSA com antimetabólico, 29% no grupo FK com antimetabólico e 9,2% no grupo FK com imTOR, sendo a maior incidência no grupo FK com antimetabólico, p=0.01. Analisando-se conjuntamente terapia de indução e manutenção, as maiores incidências de CMV foram do grupo FK com antimetabólico - sendo 10,8%, 24% e 52,1%, p=0.001, para terapia de indução ausente, Basiliximab e Timoglobulina, respectivamente. Para o FK com imTOR, a incidência de CMV para os grupos Basiliximab e Timoglobulina, respectivamente, foram de 17,4% e 5,7%, p=0.10.

Discussão e Conclusões

A incidência de infecção por CMV foi maior no grupo que utilizou indução com Timoglolubina e manutenção de FK com antimetabólico. Nos grupos de FK com imTOR a incidência de CMV foi baixa, mesmo utilizando Timoglobulina como terapia de indução.

Palavras Chave

Transplante Renal
Citomegalovírus
Timoglobulina
Tacrolimo

Área

Rim

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Hong Si Nga, Luis Gustavo Modelli de Andrade, Mariana Moraes Contti, Mariana Farina Valiatti, Maryanne Machado da Silva, Ariane Moyses Bravin