Fatores cronológicos do processo de doação e classificação do tecido corneano
A qualidade do tecido corneano é influenciada por diversos fatores, inerentes ao receptor, doador, processo de doação e transplantação que podem interferir de forma primária ou secundária para sobrevida do enxerto corneano. Objetivo: Identificar os fatores inerentes aos fatores cronológicos do processo de doação que podem interferir na classificação e qualidade do enxerto corneano.
Estudo transversal, descritivo e analítico, realizado no período de janeiro a abril de 2015 no hospital universitário Onofre Lopes, na cidade de Natal/RN, Brasil. Realizou-se um censo das ceratoplastias realizadas entre os anos de 2010 a 2014 que totalizou 258 córneas doadas.
A idade média dos doadores foi 42,08 anos, distribuídas entre o intervalo de dois a oitenta anos. Do total de doadores de córneas, 74,81% eram do sexo masculino, 52,71 % dos enxertos doados foram córneas esquerdas, com tamanho médio de 8,4 mm. O optisol foi o meio de preservação utilizado em 95,74% dos tecidos captados para transplante. Quanto a qualidade, 64,45% das córneas captadas foram classificadas como boas, 23,05% regulares, 11,33% ruins e 1,17% excelentes. O tempo médio entre o óbito e a preservação foi de aproximadamente 7 horas e 15 minutos e o tempo médio de utilização da córnea foi de 10 dias após imersão em meio de preservação.
Os fatores inerentes ao processo de doação que podem interferir na qualidade do enxerto corneano, correspondem a fatores de natureza cronológica: idade do doador e tempo decorrente entre o óbito e a preservação do enxerto. Córneas classificadas como "boas" para transplantação apresentaram associação com doadores de idade menor ou igual a 42 anos e tempo entre o óbito e a preservação menor ou igual a 345 minutos (5 horas e 45 minutos).
Transplante de córnea; Doação; Fatores de risco
Imuno/Histo/Tecidos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil
Giovanna Karinny Pereira Cruz, Isabelle Campos de Azevedo, Jéssica Valeska Herculano Lima, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marcos Antonio Ferreira Júnior