Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Fatores cronológicos do processo de doação e classificação do tecido corneano

Introdução

A qualidade do tecido corneano é influenciada por diversos fatores, inerentes ao receptor, doador, processo de doação e transplantação que podem interferir de forma primária ou secundária para sobrevida do enxerto corneano. Objetivo: Identificar os fatores inerentes aos fatores cronológicos do processo de doação que podem interferir na classificação e qualidade do enxerto corneano.

Material e Método

Estudo transversal, descritivo e analítico, realizado no período de janeiro a abril de 2015 no hospital universitário Onofre Lopes, na cidade de Natal/RN, Brasil. Realizou-se um censo das ceratoplastias realizadas entre os anos de 2010 a 2014 que totalizou 258 córneas doadas.

Resultados

A idade média dos doadores foi 42,08 anos, distribuídas entre o intervalo de dois a oitenta anos. Do total de doadores de córneas, 74,81% eram do sexo masculino, 52,71 % dos enxertos doados foram córneas esquerdas, com tamanho médio de 8,4 mm. O optisol foi o meio de preservação utilizado em 95,74% dos tecidos captados para transplante. Quanto a qualidade, 64,45% das córneas captadas foram classificadas como boas, 23,05% regulares, 11,33% ruins e 1,17% excelentes. O tempo médio entre o óbito e a preservação foi de aproximadamente 7 horas e 15 minutos e o tempo médio de utilização da córnea foi de 10 dias após imersão em meio de preservação.

Discussão e Conclusões

Os fatores inerentes ao processo de doação que podem interferir na qualidade do enxerto corneano, correspondem a fatores de natureza cronológica: idade do doador e tempo decorrente entre o óbito e a preservação do enxerto. Córneas classificadas como "boas" para transplantação apresentaram associação com doadores de idade menor ou igual a 42 anos e tempo entre o óbito e a preservação menor ou igual a 345 minutos (5 horas e 45 minutos).

Palavras Chave

Transplante de córnea; Doação; Fatores de risco

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Giovanna Karinny Pereira Cruz, Isabelle Campos de Azevedo, Jéssica Valeska Herculano Lima, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marcos Antonio Ferreira Júnior