Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do perfil dos potenciais doadores de múltiplos órgãos na cidade de Rio Branco, Acre.

Introdução

A Região Norte apresenta o menor número de potenciais doadores (PD) no Brasil. No Acre, a Central de Transplantes elevou o número de notificações por milhão da população de 15,0 (2011) para 74,6 (2016). O objetivo deste estudo é identificar as características dos potenciais doadores de protocolos fechados elegíveis do Estado do Acre.

Material e Método

Estudo retrospectivo, descritivo, das características epidemiológicas e clínicas dos potenciais doadores por morte encefálica (ME), notificados à Central de Transplantes do Acre no ano de 2016.

Resultados

No período estudado ocorreram 60 notificações de óbito por ME com 27 protocolos fechados elegíveis (45% n=27), sendo que 8,3% (n=5) resultou em efetivação de doação de órgãos e/ou tecidos. Dentre os protocolos fechados elegíveis que foram para entrevista familiar, predominaram faixas etárias de 18 a 25 e 46 a 60 anos (22,2%) do sexo masculino (70,3% n=19), ME por Traumatismo Cranioencefálico (44,4% n=12), a unidade notificadora com maior prevalência foi o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) referência de atendimento em traumas e pacientes neurológicos (92,5% n=25), os motivos da recusa familiar foram “não era doador em vida” (36,3% n=8) e divergências familiares em relação a doação de órgãos e tecidos (36,3% n=8) .

Discussão e Conclusões

A caracterização epidemiológica e clínica dos protocolos fechados elegíveis demonstraram a prevalência do sexo masculino, por causas externas TCE provenientes do HUERB com alto índice de recusa familiar por não ser doador em vida e divergências familiares, assim aponta a necessidade de intervenção nos processos de reversão da recusa, onde os principais motivos são passíveis de mudanças como o consenso total familiar e o conhecimento do desejo de doar em vida.

Palavras Chave

Transplante, doação de órgãos, Perfil de doador de órgãos.

Área

Coord. Tx / Ética

Instituições

Central de Transplantes do Estado do Acre - Acre - Brasil

Autores

Nelson Antônio Pinheiro, Regiane Clelia Ferrari