A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS DOADORES DE ÓRGÃOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Uma das causas da redução de doações de órgãos está relacionada a falta de conhecimento dos profissionais da enfermagem para identificar potenciais doadores em M.E. e coração parado. Para Macedo Jr (2011) diversos fatores dificultam a doação e captação de órgãos dentre eles a manutenção inadequada do potencial doador e a cultura das UTI'S, de que não é prioridade a manutenção do potencial doador. A educação permanente é definida pelo Ministério da Saúde (2004) como aprendizagem do trabalho onde o aprender e o ensinar se incorporam no cotidiano das organizações e ao trabalho. Este trabalho tem por objetivo realizar a capacitação dos profissionais de enfermagem através da educação permanente para identificar potenciais doadores de órgãos pós diagnóstico de ME e coração parado.
Pesquisa quali-quantitativa com entrevista estruturada , formulação de um questionário sobre conhecimentos relacionados a identificação de potenciais doadores de órgãos e tecidos, aplicado com 15 enfermeiros da UTI e 05 Enfermeiros do PA de um Hospital de Grande porte referência em Transplantes Hepático e Renal de Curitiba. Após o diagnóstico identificado com a realização do questionário planejaremos a educação permanente da equipe promovida pela CIHDOTT.
O questionário antes da educação permanente demonstrará dados relevantes sobre o conhecimento dos profissionais na identificação de potenciais doadores, citando critérios de inclusão e exclusão para abertura do protocolo de ME.
A equipe de enfermagem com conhecimentos específicos para identificar critérios para potenciais doadores, poderá acompanhar a manutenção dos mesmos, aumentando consequentemente suas respectivas competências profissionais e principalmente, a demanda das doações de órgãos.
Educação Permanente, manutenção de potencial doador.
Enfermagem
Hospital São Vicente - Paraná - Brasil
JAQUELINE ANGELICA DE PAULA INACIO NASCIMENTO, ALITHEIA KARLA SILVA