Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES QUE REALIZARAM TRANSPLANTE RENAL EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA BAHIA

Introdução

A doença renal crônica é lenta, progressiva e irreversível, desta forma o transplante renal é, atualmente, a melhor opção terapêutica para o paciente, tanto no ponto de vista médico, quanto social e econômico. O Hospital Ana Nery é referência na área de nefrologia no estado da Bahia sendo o hospital que realizou mais transplantes como este em todo o estado, sendo que em 2015 foi responsável por 69% dos transplantes de rins na Bahia. Objetivou-se verificar os transplantes realizados no período estabelecido, identificar e caracterizar a amostra quanto ao sexo, idade, tipo de enxerto transplantado e comorbidade.

Material e Método

Realizou-se um estudo descritivo e transversal, no Hospital Ana Nery-BA, no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2016, através da lista de cadastro dos pacientes que já haviam realizado transplante. Os resultados foram analisados e comparados no programa Microsoft Office Excel 2007, com a confecção de gráfico e tabelas.

Resultados

Em cinco anos 261 pacientes realizaram transplante renal, 79,7% (208) receberam enxerto de doador falecido e 20,3% (53) de doador vivo; sendo 62% (162) do sexo masculino e 38% (99), do sexo feminino. A idade dos receptores variou de 3 a 73 anos, sendo prevalente a faixa dos 40 aos 60 anos. No que diz respeito à doença de base a hipertensão arterial teve maior representatividade seguida de diabetes Mellitus. Deste, 67,9% estavam em programa de hemodiálise, 21,2,% em diálise peritoneal e 10,9% em tratamento conservador

Discussão e Conclusões

A pesquisa permitiu o maior conhecimento do perfil dos pacientes transplantados de rim no âmbito estadual, evidenciando a necessidade de maior atenção voltada para a prevenção e controle da hipertensão e Diabetes para minimizar a progressão, bem como, o surgimento de novos casos da DRC.

Palavras Chave

Rim. Transplante. Doença renal crônica.

Área

Rim

Instituições

HOSPITAL ANA NERY - Bahia - Brasil

Autores

CAMILLA SUANY DE OLIVEIRA ALMEIDA, FRANCICE PEIXOTO RIBEIRO, LUCIANA SENA DE MENDONÇA, RICARDO JOSE COSTA MATTOSO, CAROLINA LARA NEVES, JOÃO JORGE GÓES DE CODES, NARA ALVES VIEIRA