Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A importância da triagem para definição dos critérios de exclusão na captação de córneas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP) no ano de 2016.

Introdução

A triagem consiste em uma avaliação das informações da história clínica do possível doador, realizada em nosso serviço, pela equipe de enfermagem do Banco de Olhos de Botucatu (BOB), acompanhando um protocolo médico de exclusão definido na RDC Nº 55/2015 e Associação Pan Americana de Bancos de Olhos. As cidades que encaminham tecidos oculares para o BOB são: Avaré, Botucatu, Bauru, Jaú e Lençóis Paulista, porém este estudo foi realizado somente com pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Objetivamos identificar a importância da triagem na captação de córneas no HCFMB.

Material e Método

A coleta de dados foi realizada no prontuário eletrônico do paciente, atestado de óbito e coleta da história clínica com os familiares, equipe médica e equipe de enfermagem do HCFMB no ano de 2016.

Resultados

Foram notificados 1102 óbitos, sendo 159 (14%) viáveis para doação, desse total 40% foram doações efetivadas, 60% recusas familiares. Devido às contraindicações avaliadas foram inviabilizados para doação 943 óbitos (86%), sendo a mais predominante a suspeita e confirmação de septicemia totalizando 63%, em seguida óbitos fora da faixa etária permitida com 28% (<2 e >80 anos), sorologia positiva (3%), portador de neoplasia (3%), desconhecimento da causa do óbito (2%) e motivos relacionados à logística do serviço (0,5%).

Discussão e Conclusões

A triagem dos potenciais doadores é de extrema importância para garantir a segurança biológica da córnea transplantada ao receptor. Neste estudo a septicemia foi o principal critério de exclusão para a captação de córneas, pois mesmo na suspeita dessa os pacientes são excluídos de forma criteriosa, a fim de evitar qualquer complicação e garantir a qualidade do transplante.

Palavras Chave

Doação de Tecidos e Órgãos, triagem de doadores, Septicemia.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

Cintia Banin, Marina Carvalho Acosta Cleto, Cibele Gregório Santos Melo, Bruna Cristina Velozo, Alvio Isao Shiguematsu