Principais causas de notificação de morte encefálica pela Organização de Procura de Órgãos de Botucatu (SP) nos últimos dez anos.
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) as principais causas de Morte Encefálica (ME) são Traumatismo Crânioencefálico (TCE) em homens jovens (43%) e o Acidente Vascular cerebral (AVC) em mulheres na faixa de 50-64 anos (40%).
Este estudo teve como objetivo identificar as principais causas de ME na Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Botucatu (SP).
A coleta de dados foi realizada na OPO do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu utilizando dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Transplantes do estado de São Paulo, entre os anos de 2007 a 2016.
No período avaliado houve 778 notificações de ME de potenciais doadores pela OPO de Botucatu (SP), porém foram considerados viáveis somente 177 (23%) possíveis doadores. Ao comparar as causas de ME em relação ao sexo e faixa etária, verificou-se que a principal causa de morte entre homens jovens (18-34 anos) foi TCE (44,6%) e o AVC (39,6%) entre as mulheres com idade mais avançada( 50-64 anos).
Verificamos que os dados encontrados em nosso estudo são semelhantes a casuística brasileira. A alta predominância de homens jovens com diagnóstico de TCE está relacionada aos acidentes de trânsito (motocicletas) e quedas de grandes alturas durante o trabalho. Já nas mulheres o AVC está associado ao uso de contraceptivos e reposição hormonal.
Este estudo possibilitou identificar as principais causas de ME dos potenciais doadores de órgãos e tecidos da OPO de Botucatu (SP).
Obtenção de Tecidos e Órgãos; Morte Encefálica; Perfil de saúde.
Multidisciplinar
Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - São Paulo - Brasil
Cibele Gregório Santos Melo, Marina Carvalho Acosta Cleto, Bruna Cristina Velozo, Cintia Banin, Laercio Martins Stefano