Dador vivo: relação par dador - recetor
Para além da compatibilidade imunológica, a função renal e a idade do dador, são fatores importantes nos resultados da transplantação renal de dador vivo.
O objectivo do estudo foi avaliar os dados mais relevantes que na pré-doação e na data de alta do dador, condicionam a taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) do rim restante do dador vivo e do enxerto do respetivo recetor, ao fim de um ano. Avaliámos consecutivamente 52 pares dador-receptor transplantados no nosso Centro.
A idade média dos dadores foi de 47±11 anos, sendo 63.5% do sexo feminino. A idade média dos receptores foi de 35±12 anos, sendo 51.9% do sexo masculino. O tempo médio de internamento dos dadores foi de 7±2 dias. A TFGe média pré transplante dos dadores era 103±11ml/min e de 69±15ml/min à data da alta após doação. Ao fim de um ano a TFGe média dos dadores era de 70±12ml/min e a dos receptores de 67±11ml/min.
Os 12 dadores que um ano após a doação tinham uma TFGe≤60ml/min (53±5ml/min) tinham uma idade média de 54±7 anos e uma TFGe pré doação de 93±7 ml/min; 10 dos seus recetores tinham também um TFGe≤60ml/min. Os 40 dadores que um ano após a doação tinham uma TFGe>60ml/min (75±9ml/min), tinham uma idade média de 45±10 anos, e uma TFGe pré doação de 107±10ml/min, 36 dos seus recetores tinham uma TFGe>60ml/min.
A TFGe do dador e do recetor ao fim do ano correlacionou-se de forma estatisticamente significativa com a idade do dador e com a TFGe do dador pré doação e à data da alta (p<0.001).
A idade, a TFGe pré-doação e à data da alta do dador são variáveis de prognóstico que condicionam a TFGe do dador e do recetor ao fim de um ano.
Dador vivo, recetor, taxa de filtração glomerular
Rim
Hospital de Santa Maria - - Portugal
Iolanda Godinho, Miguel Bigotte Vieira, Noélia Lopez, José Guerra, Maria João Melo, Marta Neves, João Gonçalves, Alice Santana, António Gomes da Costa