PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE MONITORAMENTO INFORMATIZADO PARA BUSCA ATIVA DE POTENCIAIS DOADORES DE ÓRGÃOS
A identificação precoce do potencial doador (PD) favorece a notificação de todos os casos de mortes encefálicas (ME) e viabiliza o aumento na quantidade de órgãos disponibilizados para transplante.
Estudo retrospectivo realizado em um hospital público, geral e universitário de referência no sul do Brasil no período 2011/2014. A atividade de Busca Ativa (BA) se deu através de visitas rotineiras às áreas de cuidados intensivos nos dias úteis com acompanhamento dos pacientes mais graves (escala de coma Glasgow ≤ 8) visando à procura de pacientes com evolução para ME. As variáveis coletadas foram relacionadas com os óbitos, as notificações de ME, a identificação dos pacientes mais graves e ocorrências relacionadas. A análise foi descritiva e os resultados foram expressos em números absolutos e percentagens.
Ocorreram 2.650 óbitos nas áreas de interesse com 261 pacientes acompanhados na BA. Foram diagnosticadas 98 ME que resultaram em 18 contraindicações médicas para doação, 80 PD e 39 doadores. Também foram registrados mais 25 casos de ME sem identificação prévia de PD em BA que resultaram em 12 contraindicações médicas para doação, 13 PD e 4 doadores.
Constatou-se que nem todos os casos de PD foram identificados previamente pela BA, mas quando acompanhados, a efetividade da doação de órgãos foi maior. Também foi observada fragilidade na identificação precoce de PD, pois dependia de sinalização espontânea da equipe assistente. Com isso propomos a implantação de um monitoramento informatizado para BA de PD que pode trazer impacto positivo no aumento de doadores de órgãos.
Doadores de Tecidos
Coord. Tx / Ética
HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Rio Grande do Sul - Brasil
KARLA CUSINATO HERMANN, MARIA LIEGE BAZANELLA OLIVEIRA, ANDRE MENA AVILA, PAULO ROBERTO ANTONACCI CARVALHO