UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO A DISTÂNCIA EM DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
O Ensino a Distância (EAD) pode contribuir para o aumento das taxas de doação de órgãos. O objetivo foi avaliar os resultados da pesquisa incluída no EAD promovido pelo hospital do estudo.
Estudo do tipo experimento antes-depois realizado em um hospital de referência do sul do Brasil, de dezembro/2014 a dezembro/2015. Foi disponibilizado um EAD para todos os profissionais da instituição sobre diagnóstico de morte encefálica e doação de órgãos. Os participantes do curso, se quisessem, poderiam responder as mesmas três perguntas pré e pós-EAD. Os dados relacionados com a caracterização da amostra e com os resultados da pesquisa foram coletados através dos questionários. As variáveis foram descritas por frequências absolutas e relativas. Para avaliar as diferenças antes e depois do EAD, o teste qui-quadrado de McNemar foi aplicado. O nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05).
Realizaram o EAD 6.235 (88%) profissionais do hospital do estudo, sendo que 3.616 (58%) responderam os questionários pré e pós-EAD. Após o EAD, os enfermeiros (p=0,042), os técnicos e auxiliares em enfermagem (p<0,001) e os outros profissionais (p<0,001) passaram a acreditar que não existia recuperação de alguém que está em morte encefálica. Também os técnicos e auxiliares em enfermagem (p=0,002) passaram a se declarar mais em vida pela doação de órgãos após a morte.
A maioria da comunidade interna mostrou interesse no assunto, solidária e confiante no sistema. O EAD se mostrou decisivo para a mudança de conhecimento e de opinião dos participantes que inicialmente se posicionaram no grupo “Não sei”. O EAD pareceu ser uma estratégia positiva para aprendizado e conscientização sobre doação de órgãos.
Doadores de Tecidos
Coord. Tx / Ética
HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Rio Grande do Sul - Brasil
KARLA CUSINATO HERMANN, PAULO ROBERTO ANTONACCI CARVALHO, JOSE ROBERTO GOLDIM