Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Proposta de alteração no algoritmo de alocação de rim de doador falecido para assegurar acesso de homozigotos HLA-DR ao transplante

Introdução

Os critérios vigentes para alocação de rins de doador falecido (D) não contemplam regras que assegurem aos pacientes HLA-DR homozigotos (HomoZ-DR) a mesma chance de acesso ao transplante dos heterozigotos (HeteroZ-DR). Por isso, há acúmulo de pacientes HomoZ-DR na lista de espera, tal como já mostramos anteriormente (ABH, 2013). O objetivo deste trabalho é apresentar proposta de uma nova regra (NR) cujo objetivo é favorecer a identidade DR, sem perder o benefício da pontuação para zero mismatch (MM) DR.

Material e Método

Nova Regra proposta: classificar os receptores por identidade (match) HLA-DR, antes da classificação por pontuação HLA aplicada atualmente que considera MM HLA-A,B,DR.
Estimativa do impacto da NR: estudo de simulação para estimar, considerando pacientes adultos e não priorizados em lista de espera, o número de pacientes Homo Z-DR e HeteroZ-DR entre os 10 primeiros pacientes selecionados para serem testados na prova-cruzada contra um doador HomoZ-DR, na condição da NR e da RA. A mesma simulação foi realizada considerando um doador HeteroZ-DR.

Resultados

A simulação com 10 casos de doadores HomoZ mostrou, em média, 8 e 1,2 pacientes HomoZ incluídos entre os 10 primeiros selecionados de acordo com a NR e a RA, respectivamente. A pontuação HLA média destes 10 receptores foi 12,4 com a NR e 13,0 com a RA. Simulação semelhante considerando 10 doadores HeteroZ-DR mostrou, em média, 9,9 pacientes HeteroZ incluídos entre os 10 primeiros selecionados e, em média, 11,6 pontos, tanto com a NR como com a RA.

Discussão e Conclusões

A nova regra proposta corrige a dificuldade de acesso ao transplante de pacientes homozigotos para HLA-DR, sem perder o benefício, na ausência de identidade HLA-DR, da condição de zero mismatches em HLA-DR.

Palavras Chave

Homozigotos HLA-DR; acesso ao transplante, critérios de alocação

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

INSTITUTO DE IMUNOGENÉTICA - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa - AFIP - São Paulo - Brasil

Autores

Renato de Marco, Maria Gerbase-DeLima