Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A NÃO CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS DOADOS: OS IMPACTOS NEGATIVOS PARA A CIHDOTT E FAMÍLIA ENLUTADA

Introdução

Atualmente ainda existem problemas quanto a não captação de órgãos, mesmo após o aceite da família. A portaria 2006/09 incumbe a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos -CNCDO a encaminhar e providenciar o transporte de tecidos, órgãos e partes retiradas ao estabelecimento de saúde, em que se encontrar o receptor, entretanto nem sempre é possível a logística por falta de transporte. Outro problema encontrado é o não aceite de órgãos considerados como expandidos pelas equipes transplantadoras.

Material e Método

Estudo qualitativo do tipo relato de experiência da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT de um hospital geral do noroeste do Paraná.

Resultados

De janeiro/2015 a março/2017 houve 25 protocolos de Morte Encefálica com entrevista familiar para doação de órgãos. Deste total 24% obtiveram recusa familiar e 20% mesmo com aceite familiar não obtiveram captação de múltiplos órgãos pela não aceitação de órgãos expandidos e por problemas com logística da equipe captadora. Assim, gerando grande frustração na equipe da CIHDOTT e alta insatisfação familiar com a espera de horas, sem a doação efetiva dos órgãos. Em todos os casos, as famílias apresentaram um comportamento comum, o de realizarem reiteradas ligações à equipe da CIHDOTT na busca ansiosa por informação.

Discussão e Conclusões

Percebe-se que a intensa campanha de capacitação profissional e sensibilização social sobre doação de órgãos vem resultando no aumento de doadores por milhão. Mas estamos longe de atingir nosso potencial, visto os impedimentos como a logística e aceitação de órgãos expandidos. Consideramos que isso ainda seja um desafio para o Sistema Nacional de Transplante, encontrar estratégias que atendam a tais demandas.

Palavras Chave

Obtenção de Tecidos e Órgãos; Logística; Órgãos expandidos.

Área

Enfermagem

Instituições

SANTA CASA DE PARANAVAÍ - Paraná - Brasil

Autores

ALINE BARBIERI, ANDREZA MARA CAMPOS DE MELO, GISLAINE FUSCO DUARTE, MARCIA ANGELO DOS SANTOS, RAFAEL RODRIGO DA SILVA PIMENTEL, REGIMARA ANJOS