ANÁLISE EXPLORATÓRIA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOB A PERSPECTIVA DA CAPACITAÇÃO BÁSICA DO ACADÊMICO PARA ATUAÇÃO EM TCTH.
O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) da medula óssea é um procedimento agressivo terapêutico não plenamente resolutivo, envolvendo ações de alta complexidade, Os profissionais de enfermagem envolvidos no processo precisam ser capacitados para dar assistência aos pacientes e familiares em todas as etapas do processo. Portanto, objetivou-se analisar se as diretrizes curriculares nacionais do MEC para os cursos de graduação em enfermagem contemplam conteúdo programático mínimo necessário para compreensão das competências profissionais para atuação nos TCTHs, do cenário social e do sujeito envolvido no TCTH.
Análise crítica do conteúdo apresentado nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para identificação das atribuições da profissão relacionadas à assistência a pacientes durante o TCTH nas fases pré e pós-TCTH.
O conteúdo curricular proposto pelo MEC proporciona ao acadêmico de enfermagem conhecimentos básicos para a construção inicial daqueles que desejarem atuar em TCTH, sendo que sua especialização deverá constar
amplo e contínuo estudo sobre anatomia sistêmica, bioquímica e histofisiologia do sangue, farmacologia, genética, estrutura e função de medula óssea, hematopoese, cuidados de enfermagem ao paciente crítico, conceitos e doenças hematológicas; biossegurança para prevenção e controle de infecções hospitalares.
As diretrizes curriculares nacionais para o curso incluem conteúdo programático básico para aqueles que desejarem iniciar formação para atuação em TCTH, entretanto é necessária sua especialização em enfermagem para transplante de tecidos e órgãos visando desenvolvimento intensivo teórico-prático da rotina profissional.
transplante de células-tronco; enfermagem.
Enfermagem
UNESA(RJ) - Rio de Janeiro - Brasil
Mildred Ferreira Medeiros, Cíntia Maria Mesquita de Castro, Andreia Assis Ribeiro