Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O DESEMPENHO NA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Introdução

Sabe-se que uma das atribuições da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT, conforme Portaria 2.600/09, é responsabilizar-se pela educação permanente de sua equipe.

Material e Método

Estudo qualitativo do tipo relato de experiência do programa de educação permanente da CIHDOTT de um hospital geral localizado no noroeste do Paraná. O treinamento ocorreu nos anos de 2014/2015 com a participação da equipe de enfermagem, médicos e funcionários administrativos, mediantes a utilização de recursos lúdicos e simulação realística.

Resultados

Diante da baixa notificação de doação de Morte Encefálica - ME e Parada Cardiorrespiratória - PCR, programou-se uma metodologia ativa nos treinamentos da CIHDOTT, um dos instrumentos pedagógicos elaborados foi o jogo da memória com os critérios de exclusão para órgãos e tecidos. Foi realizada ainda uma dinâmica de sensibilização, na qual os participantes foram vendados para sentirem-se como os pacientes que aguardam uma córnea enxergam o mundo. Outra técnica metodológica aplicada foi à simulação realística da notificação de ME e PCR e da entrevista familiar. Antes da implementação dessa CIHDOTT o hospital não possuía nenhuma notificação de ME e PCR, mas após seu fortalecimento em 2015 obtiveram uma taxa de 70% de consentimento familiar em ME e 60% em PCR.

Discussão e Conclusões

Para o sucesso dos processos de doação é essencial capacitar a CIHDOTT e o ensino-aprendizado na forma lúdica e realística, isso favorece uma boa aplicação prática na identificação e avaliação do potencial doador e na entrevista familiar, resultando assim no aumento da taxa de conversão em doação, na qualidade dos órgãos/tecidos captados e no cumprimento da atribuição legal da própria comissão.

Palavras Chave

Educação Continuada; Obtenção de Tecidos e Órgãos;

Área

Enfermagem

Instituições

SANTA CASA DE PARANAVAÍ - Paraná - Brasil

Autores

ALINE BARBIERI, ANDREZA MARA CAMPOS DE MELO, GISLAINE FUSCO DUARTE, MARCIA ANGELO DOS SANTOS, RAFAEL RODRIGO DA SILVA PIMENTEL, REGIMARA DOS ANJOS