Fatores que interferem na compreensão do diagnóstico de Morte Encefálica: revisão integrativa da literatura.
No Brasil, existe uma desproporção entre a demanda de órgãos e o número de doadores efetivos. Muitos órgãos ainda se perdem devido à não compreensão do diagnóstico de morte encefálica (ME) e potenciais receptores morrem nas filas de espera de transplante. Em oito anos, a taxa de recusa familiar dobrou, saltando de 22% em 2008 para 44% em 2016. Estudos apontam que o principal motivo identificado é a falta de compreensão de parte das famílias (21%) sobre o conceito de ME. Dessa forma, o objetivo do estudo é identificar quais os fatores que interferem na compreensão do diagnóstico de ME.
Revisão integrativa, realizada nas seguintes etapas: elaboração da pergunta norteadora, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados. Para a seleção dos artigos foram usados os descritores: compreensão e morte encefálica junto às bases PubMed, LILACS, BDENF e MEDLINE. Foram utilizados como critérios de inclusão para a seleção dos artigos: texto completo disponível; estar em português, inglês ou espanhol; publicação entre os anos de 2007 e 2017. Com isso, 6 artigos foram selecionados.
Foram identificadas 4 categorias temáticas: sinais fisiológicos que mascaram a percepção da ME; influências do ambiente sociocultural; imperícia profissional no processo de doação de órgãos e desconfiança do diagnóstico de ME.
A maioria da população estudada nos artigos não compreende o significado da ME e acredita que o potencial doador ainda tem condições de viver. O grau de confiança no processo de diagnóstico de ME e na capacidade da equipe de saúde em verificar tal estado é baixo, podendo influenciar negativamente a decisão sobre a doação de órgãos.
Compreensão; Diagnóstico; Morte Encefálica.
Enfermagem
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Gabriella Cavalcante Lopes, Amanda Lucio Mendes Andrade, Ana Cláudia Maia da Silva, Douglas Rebouças de Araújo, Gabriela Nogueira Cavalcante , Weslley Monteiro Amora Sousa, Maria Isis Freire de Aguiar