Liga Acadêmica nas escolas - um novo espaço para conscientização em doação de órgãos
Uma barreira encontrada para a doação de órgãos é a recusa familiar por desconhecimento. A maioria das iniciativas de disseminação da informação a cerca da doação de órgãos é direcionada para a população adulta.
Descrição da estratégica aplicada e dos resultados em curto prazo, em relação à empatia e ao conhecimento sobre o assunto
: Promovemos exposição dialogada, usando imagens e vídeos, em 27/10/2016, para 26 alunos do ensino médio de escola pública estadual. Antes do início, aplicamos questionário com 8 perguntas explorando os pontos mais controversos e obtivemos 64,42% de acertos. Durante a exposição, houve várias oportunidades de discussão e grande participação. Ao final, repetimos as perguntas, obtendo 93% de acertos. Alunos desta escola escolheram o tema “Doação de Órgãos” para apresentação em feira de ciências, quando foi realizada uma oficina de grande procura, que proporcionou sedimentação de conceitos e também nova oportunidade de conscientização.
A metodologia utilizada é mais atraente aos estudantes quando comparada a palestras exclusivamente expositivas. Estas aulas para adolescentes podem ser uma importante ferramenta de conscientização, contribuindo na formação de adultos informados e, consequentemente, diminuindo a recusa familiar.
ligas acadêmicas, doação de órgãos, transplante renal
Multidisciplinar
Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Nefrologia (NIEPEN) - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Ariel Victor Duarte Cruz, Henrique Cunha Moreira Abreu, Fernanda Soares Oliveira, Dayra Aparecida Almeida Pinheiro, Gabriel Silva Almeida, Gustavo Fernandes Ferreira, Hélady Sanders Pinheiro