TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO BRASIL E INSTRUMENTOS USADOS PARA AUMENTAR O NÚMERO DE DOADORES
Existem dois principais problemas quanto a doação efetiva de órgãos, a negativa familiar e a contraindicação médica. Diante disso, os autores se mobilizaram para pesquisar alguns métodos que podem ser aplicados para aumentar o número de doadores de órgãos.
O estudo consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica baseada em artigos científicos e legislação vigente coletados do banco de dados da Scielo, Revista Brasileira de Transplantes e do Ministério da Saúde.
É responsabilidade da equipe de saúde identificar potenciais doadores e fornecer manutenção clínica dos mesmos após diagnóstico de morte encefálica e agilizar esse diagnóstico. É, também, encargo da mesma disseminar informações sobre a doação de órgãos e tecidos aos familiares do possível doador e fomentar a discussão dos que desejam ser doadores. A equipe de saúde pode se valer de técnicas como treinamentos internos para esclarecer seus colaboradores quanto ao processo de doação. A legislação tem seu papel em auxiliar os aceites de famílias doadoras fornecendo a essa um diagnóstico seguro de morte encefálica com a participação de dois médicos para firmar o diagnóstico, acrescentado de um opcional de confiança familiar. É notória, também, a influência midiática sobre a formação de opinião acerca da doação de órgãos, utilizando-a através de campanhas de conscientização e comoção social.
As estratégias para o aumento da captação de órgãos são: instrução das equipes de saúde, não tardar em dar o diagnóstico de morte encefálica, identificar possíveis doadores e fornecer informações para a família do doador; utilização da legislação a favor da família do doador e conscientização da população por meios midiáticos e profissionais da saúde.
Transplante, Órgãos, Doador, Mídia.
Multidisciplinar
Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz - Paraná - Brasil
Mateus Schmitz Ramalho de Oliveira, Rosimeri Lima Tomé, Mayara Letícia Quadri, Gabriela Hawane Bortoli, Vanessa Japani Aquino, Leandro Silva Pivato, Maicon Soares de Rezende , Marina Rossato Biezus, Jorides Zoratto Neto