Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O GERENCIAMENTO NO SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTE NO BRASIL: UMA REVISÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA

Introdução

O presente trabalho relata a importância do Sistema de Informação e Gerenciamento – SIG realizado pelo Sistema Nacional de Transplante – SNT no Brasil. O gerenciamento e a inserção de dados de órgãos e tecidos de doadores e dos receptores são realizadas para que os receptores tenham acesso à sua inscrição e posição na fila para a realização do transplante.

Material e Método

O presente estudo foi realizado por meio de investigação da literatura, em artigos científicos e na legislação vigente, segundo o da Ministério da Saúde.

Resultados

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo (SNT), muito embora não tenha conseguido suprir o problema da escassez de enxertos. A atividade é, atualmente, regulada pela Lei n. 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, regulamentada pelo Decreto n. 2.268, de 30 de junho de 1997. Por meio deste, foi formalizado o SNT. Neste contexto, e levando-se em consideração a grande extensão territorial brasileira surgem as CNCDOs e a OPOs, para que as funções executivas do SNT possam ser desempenhadas em nível estadual e regional, com o intuito de reduzir o déficit entre a oferta e a demanda de enxertos, tornar os procedimentos transplantatórios mais seguros, universalmente acessíveis, bem como se valorizarem as escolhas autônomas dos envolvidos.

Discussão e Conclusões

O gerenciamento das ações com controle do SIG vem sendo fundamental para o desenvolvimento e inserção de receptores e doadores no SNT. O SIG vem possibilitar o acesso ao funcionamento das CNCDO, Centros Transplantadores e aos receptores o acompanhamento da doação de órgãos e tecidos de doadores e a distribuição destes órgãos e tecidos pelos Estados, sendo essencial a liberação da senha pessoal para o acesso ao SIG.

Palavras Chave

Administração Hospitalar. Sistema Nacional. Transplante. Brasil.

Área

Multidisciplinar

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ - Paraná - Brasil

Autores

ROSIMERI LIMA TOMÉ, LEANDRO SILVA PIVATO, MAICON SOARES DE REZENDE, MARINA ROSSATO BIEZUS, JORIDES ZORATTO NETO, MATEUS SCHMITZ RAMALHO OLIVEIRA, GABRIELA HAWANE BORTOLI, MAYARA LETÍCIA QUADRI, VANESSA JAPANI AQUINO