O GERENCIAMENTO NO SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTE NO BRASIL: UMA REVISÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA
O presente trabalho relata a importância do Sistema de Informação e Gerenciamento – SIG realizado pelo Sistema Nacional de Transplante – SNT no Brasil. O gerenciamento e a inserção de dados de órgãos e tecidos de doadores e dos receptores são realizadas para que os receptores tenham acesso à sua inscrição e posição na fila para a realização do transplante.
O presente estudo foi realizado por meio de investigação da literatura, em artigos científicos e na legislação vigente, segundo o da Ministério da Saúde.
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo (SNT), muito embora não tenha conseguido suprir o problema da escassez de enxertos. A atividade é, atualmente, regulada pela Lei n. 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, regulamentada pelo Decreto n. 2.268, de 30 de junho de 1997. Por meio deste, foi formalizado o SNT. Neste contexto, e levando-se em consideração a grande extensão territorial brasileira surgem as CNCDOs e a OPOs, para que as funções executivas do SNT possam ser desempenhadas em nível estadual e regional, com o intuito de reduzir o déficit entre a oferta e a demanda de enxertos, tornar os procedimentos transplantatórios mais seguros, universalmente acessíveis, bem como se valorizarem as escolhas autônomas dos envolvidos.
O gerenciamento das ações com controle do SIG vem sendo fundamental para o desenvolvimento e inserção de receptores e doadores no SNT. O SIG vem possibilitar o acesso ao funcionamento das CNCDO, Centros Transplantadores e aos receptores o acompanhamento da doação de órgãos e tecidos de doadores e a distribuição destes órgãos e tecidos pelos Estados, sendo essencial a liberação da senha pessoal para o acesso ao SIG.
Administração Hospitalar. Sistema Nacional. Transplante. Brasil.
Multidisciplinar
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ - Paraná - Brasil
ROSIMERI LIMA TOMÉ, LEANDRO SILVA PIVATO, MAICON SOARES DE REZENDE, MARINA ROSSATO BIEZUS, JORIDES ZORATTO NETO, MATEUS SCHMITZ RAMALHO OLIVEIRA, GABRIELA HAWANE BORTOLI, MAYARA LETÍCIA QUADRI, VANESSA JAPANI AQUINO