Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A Importância da Auditoria Realizada Pelas OPOs nas CIHDOTTs do Paraná

Introdução

O sistema de transplantes no Paraná foi estruturado com a criação das Organizações à Procura de Órgãos – OPOs, que iniciaram auditorias sobre as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTTs. O incentivo da política de transplante do governo federal no estado do Paraná contribuiu para a implantação do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do Sistema Único de Saúde do Paraná - HOSPSUS, reestruturando o sistema hospitalar no estado.

Material e Método

Estudo resultante de pesquisa qualitativa a partir de estudos abordados na Pós-graduação em Auditoria em Sistemas de Saúde pela UNIASSELVI.

Resultados

Na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais do SUS, estão vinculados os recursos destinados aos procedimentos do processo de transplantes em território nacional. As auditorias avaliam e validam as Autorizações de Internação Hospitalar, que são geradas pelo hospital habilitado pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Em relação às OPOs no Paraná, houve mudança na Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplante – COPOTTs, tendo na sua organização as macrorregionais de Cascavel, Maringá, Londrina e a Central Estadual de Transplantes - CET/PR, o que revolucionou as notificações de morte encefálica no estado.
As CETs gerenciam a lista de espera para transplantes e a distribuição dos órgãos para os estados. As auditorias organizam o hospital para buscar potenciais doadores, abrir protocolos, diagnosticar mortes e permitir o acompanhamento pela família.

Discussão e Conclusões

O grande desafio do Sistema Nacional de Transplante - SNT e CET, junto às COPOTTs, está nas auditorias dos recursos determinados pelo SNT e/ou HOSPSUS, aplicados para diminuir os receptores na espera de transplante.

Palavras Chave

Auditoria; Transplante

Área

Multidisciplinar

Instituições

FAG - Paraná - Brasil

Autores

Rosimeri Lima Tome, Jorides Zoratto Neto, Marina Rossato Biezus, Leandro Silva Pivato, Maicon Soares de Resende, Vanessa Japani Aquino, Mayara Letícia Quadri, Gabriela Hawanne Bortoli, Mateus Schmitz Ramalho de Oliveira, Ana Julia Silva Rodrigues