Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Impacto da conversão de Advagraf para tacrolimus genérico em transplantados renais: experiência de um Centro - follow-up aos três anos

Introdução

A conversão entre as formulações de tacrolimus é vista com receio dado o intervalo terapêutico curto do fármaco com um baixo limiar entre concentrações terapêuticas e tóxicas.
A conversão de tacrolimus de marca de administração bidiária (Prograf) para uma vez dia (Advagraf) provou ser eficaz, assim como o foi a transição de Prograf para a formulação genérica.
O nosso grupo publicou previamente o primeiro estudo comparando outcomes dos transplantados renais após a conversão de Advagraf para tacrolimus genérico bidiário com bons resultados aos 9 meses. O objectivo do estudo foi avaliar se esta conversão se mantinha segura aos 36 meses.

Material e Método

Conduzimos um estudo prospectivo após a transição de Advagraf para tacrolimus genérico ao longo de um período de 36 meses. Foram incluídos 109 doentes transplantados renais há mais de 6 meses, com função renal estável e creatinina sérica inferior a 2mg/dL.

Resultados

A creatinina sérica não se revelou estatisticamente diferente entre a conversão e aos 36 meses (p=0.737). Não ocorreram episódios de rejeição aguda. Relativamente à sobrevida do doentes, ocorreram três mortes de causas não relacionadas com a transição. No que diz respeito à sobrevida do enxerto ocorrem três rejeições crónicas e uma perda de enxerto devido a intercorrências infecciosas. Verificaram-se três alterações de imunosupressão, em dois dos casos em contexto de efeitos adversos relacionados com o tacrolimus.

Discussão e Conclusões

A formulação de tacrolimus genérico de administração bidiária parece providenciar eficácia e segurança semelhantes à formulação Advagraft aos 36 meses. Não podemos excluir que as rejeições crónicas e efeitos adversos ao tacrolimus se tenham devido à alteração de formulação, embora pareça pouco provável.

Palavras Chave

Genérico, tacrolimus, transplantação renal.

Área

Rim

Instituições

Hospital de Santa Maria - - Portugal

Autores

Iolanda Godinho, Maria João Melo, João Gonçalves, Marta Neves, Alice Santana, José Guerra, António Gomes da Costa