PROJETO DE EXTENSÃO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA ATENÇÃO BÁSICA E ENTRE OS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
Há 3 anos, Rondônia realiza transplantes de rim e córneas. A demanda de receptores ainda é maior que a disponibilidade de doadores. O desconhecimento da população geral e até de profissionais de saúde ajudam a explicar o cenário. Esse estudo apresenta um projeto de extensão que visa ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de saúde da atenção básica sobre o tema “Doação e Transplante de Órgãos”.
É um relato de experiência (dez/2015 a dez/2016) vivenciado por alunos de enfermagem(n=5) e medicina(n=20) da Universidade Federal de Rondônia, que compõem a Liga de Doação e Transplantes. O projeto foi composto de: 1-Palestras educativas + aplicação de questionário aos profissionais da atenção básica e aos estudantes da saúde;2- Conferências mensais com convidados;3- Participação dos alunos participantes nas atividades da doação e transplante; 4- Eventos de conscientização da população geral.
Foram alcançadas 775 pessoas nas palestras aos estudantes(75%) e aos profissionais de saúde(25%). Oito conferências mensais foram organizadas pelos participantes. Os alunos acompanharam 192 plantões de 4 horas com a equipe da doação e transplante, durante os quais auxiliaram 17 transplantes renais e 4 captações. Durante o Setembro Verde, realizaram eventos em praças da cidade, panfletagem e Pit Stop, além da produção de 8 pequenos vídeos, compartilhados nas principais redes sociais.
A educação, como forma de incentivo à doação de órgãos deve-se estender aos profissionais de saúde, pois esses são potenciais multiplicadores. Além disso, a extensão universitária permite aos alunos da saúde uma vivência na área que aumenta o conhecimento, a confiança e o interesse em transplantes.
doação de órgãos
Extensão
profissionais de saúde
Coord. Tx / Ética
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil
Águida Thomaz Santos, Yuri Sepeda Soares, Kézia Jahel Santos Tomaz, Débora Souza Rocha, Gabriela Yale Lima Oliveira, Alessandro Prudente