Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA ENTREVISTA FAMILIAR PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

Introdução

A entrevista familiar é uma das etapas do processo de doação de órgãos e tecidos para transplante que busca efetivar a confirmação da família para doação dos órgãos do potencial doador diagnosticado com Morte Encefálica ou Parada Cardiorrespiratória. Diante disto a enfermagem exerce um papel fundamental no processo de doação de órgãos e tecidos, com participação ativa, prestando assistência e coordenando suas ações. No entanto, questiona-se em saber qual a relevância do profissional enfermeiro na entrevista familiar no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante.

Material e Método

Trata-se de uma revisão integrativa realizada em fevereiro de 2016, nas bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF com seleção de 9 artigos, entre 2006 e 2016. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos últimos 10 anos, em periódicos nacionais com acesso livre online em texto completo, indexados nos bancos de dados selecionados.

Resultados

O enfermeiro como entrevistador da família deve estar apto a realizar uma entrevista eficaz, com o domínio dos aspectos éticos e legais, possuir características pessoais e profissionais específicas para realizá-la. Além disso, deve acompanhar a família de forma integrada, desde a assistência na unidade de internação, o diagnóstico da ME ou PCR, a notícia do óbito, a entrevista familiar e o acompanhamento após a confirmação da doação.

Discussão e Conclusões

A entrevista familiar é uma das etapas mais importantes do processo de doação de órgãos e tecidos para transplante e que o enfermeiro em suas atribuições pode implantar meios que estimulem a discussão da questão entre as famílias e entre os profissionais de saúde implementando ações que visem a humanização do cuidado do possível doador e seus familiares.

Palavras Chave

Transplante; Enfermagem; Doação de órgãos; Entrevista.

Área

Enfermagem

Instituições

Faculdade Terra Nordeste - FATENE - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - UFC - Ceará - Brasil

Autores

TATIANE INÁCIO DE SOUZA SILVA, ADRIANO BRANDÃO FERREIRA, ANELINE MESQUITA SALES CARPINO, MARIA HAYNE CORDEIRO CARDOSO VASCONCELOS, PAULA RENATA AMORIM LESSA SOARES, TIFANNY LUIZA MEIRELES DE PAIVA