CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIAS AOS ENFERMEIROS NO PROCESSO DE TRANSPLANTE DE CÓRNEAS
O transplante de córneas se destaca pelo que representa deste a recuperação da visão no aspecto biológico, emocional e até aspectos econômicos, resultando em inúmeros benefícios aos pacientes contemplados com uma doação. Nesse cenário, a atuação do enfermeiro requer um saber especializado, que demanda competências necessárias para sua atuação. O objetivo foi descrever os conhecimentos e habilidades para a atuação do enfermeiro no transplante de córneas.
Trata-se de um estudo de revisão integrativa, por meio de buscas nos meses de janeiro a março de 2017, nas bases de dados SCIELO, MEDLINE e PUBMED. Os critérios de inclusão foram artigos disponíveis, publicações de 2008 a 2016 e a temática estar consoante com o objeto de estudo.
Dentre os conhecimentos necessários para a atuação dos enfermeiros no transplante de córneas, destacaram-se os domínios relacionados à anatomia humana, fisiologia e patologia, diluição de amostra sanguínea em paciente que são potenciais doadores de córneas e das principais contraindicações à doação de córneas. Quanto às habilidades, sob a ótica dos próprios enfermeiros, enfatizou-se equilíbrio emocional, prática educativa, liderança para manter a união e integração da equipe, habilidade e destreza no manuseio do doador e nos procedimentos técnicos realizados durante a captação das córneas.
Os enfermeiros precisam dedicar maior atenção às dimensões de ensino e pesquisa, tendo como primordial a manutenção, divulgação e ampliação dos espaços já conquistados. Certamente a aquisição de conhecimento e habilidade contribui muito para a atuação desse profissional em um cenário peculiar, favorecendo a prática consciente, segura e eficaz.
Transplante de córneas; Atuação do enfermeiro; Conhecimento em enfermagem.
Enfermagem
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Tatiane Inácio de Souza Silva, Amanda Lucio Mendes de Andrade, Ana Carla Sousa da Silva, Camila Albuquerque Lima, Gabriella Cavalcante Lopes, Rogério Arruda de Oliveira, Maria Ísis Freire de Aguiar, Ana Valéria Beserra Queiroz Alves