Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Primeiro transplante renal inter-vivos totalmente laparoscópico da America Latina - relato do caso.

Introdução

O transplante renal é um procedimento cirúrgico cuja técnica, inalterada ao longo dos anos, utiliza-se de uma incisão oblíqua e extensa em fossa ilíaca. Este acesso está associado a complicações devido sua extensão, localização e pela debilidade pré-operatória dos pacientes.
O objetivo deste artigo é relatar a realização do primeiro transplante renal inter-vivos totalmente laparoscópico da América Latina, utilizando o acesso laparoscópico para a retirada e implante do rim.

Material e Método

Foi realizado um transplante inter-vivos relacionado, HLA idêntico, em paciente masculino de 33 anos, que esteve por 7 meses em hemodiálise por glomerulonefrite crônica. O doador foi o irmão, 35 anos, sem comorbidades, cuja retirada do rim foi pelo acesso laparoscópico. No receptor, foi realizado acesso laparoscópico com trocáteres posicionados em posição clássica para acesso à pelve, similar ao da prostatectomia radical laparoscópica, e o rim doado foi inserido através de incisão de 5cm em região umbilical sob cicatriz prévia.

Resultados

Tempo cirúrgico da cirurgia do receptor foi de 190 min, tempo de isquemia fria do rim 90 min, sangramento de 250 ml, sem complicações pós-operatórias. Alta no 6o dia pós-operatório. Após 60 dias de acompanhamento, o paciente está com boa evolução, imunossupressão de tacrolimus/MPS/prednisona e creatinina 0,9mg/dl.

Discussão e Conclusões

A abordagem minimamente invasiva no transplante renal está associada em um menor trauma na parede abdominal dos pacientes renais crônicos submetidos a transplante renal. Esta técnica têm o potencial de diminuir a dor, reduzir o tempo de internação hospitalar, minimizar o uso de medicamentos analgésicos, diminuir a ocorrência de hérnias de parede abdominal e, potencialmente, reduzir os custos globais do procedimento.

Palavras Chave

laparoscopia, implante, transplante, rim

Área

Rim

Instituições

Hospital Do Rocio - Paraná - Brasil

Autores

Anibal Wood Branco, Henrique Contieri Neto, Fabiana Contieri, Murilo Minoru Murata, Paulo Eduardo Dietrich Jaworski