Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prevalência do uso de medicamentos potencialmente inadequados entre idosos transplantados renais: proposta de estudo.

Introdução

Idosos são portadores de várias comorbidades, levando ao uso de vários medicamentos, tornando-os mais vulneráveis à prescrição de medicamentos potencialmente inadequados (MPI), elevando o risco de eventos adversos e os gastos com saúde. O transplante renal é, atualmente, o melhor tratamento disponível para insuficiência renal crônica em estágio terminal (IRC). Dados de 2009 trazem que 10,8% do total de novos inscritos na lista de espera para transplante renal correspondiam a pacientes idosos. Esse estudo objetiva avaliar a prevalência e padrões de prescrições de MPI em ambulatório de pacientes idosos transplantados renais de acordo com os critérios de Beers 2015.

Material e Método

Estudo descritivo com abordagem quantitativa, exploratória e prospectiva. Os dados da pesquisa serão coletados através de instrumento próprio. A coleta de dados será em ambulatório de pós-transplante renal, incluindo número de medicamentos em uso, presença de comorbidades, histórico de alergias, idade, gênero, etc. A consulta ao prontuário também será fonte de dados. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética do hospital e está em fase de apreciação.

Resultados

É esperado que resultados relevantes sobre o uso de MPI nessa população sejam alcançados ao final do estudo, o que possibilitará traçar novas estratégias para combater esse problema de saúde pública e melhorar a qualidade de vida dos pacientes idosos transplantados.

Discussão e Conclusões

Dados sobre a prevalência de uso de MPI em idosos não institucionalizados são limitados. Em estudos anteriores, essa prevalência variou de 21,7 a 59,2%. Não foram encontrados na literatura dados que trouxessem prevalência de MPI em idosos transplantados renais, o que ressalta a importância deste estudo.

Palavras Chave

Critérios de Beers; Transplante Renal; Polimedicação.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC - Ceará - Brasil

Autores

Iwyson Henrique Fernandes da Costa, Renan Morais e Silva, Lilian Porto Camelo Marques, Maria Karine Cavalcante Pinheiro, Maria Cleonice Araújo Silva, Juliana de Oliveira Carlos, Alene Barros de Oliveira, Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes, Marjorie Moreira Guedes