Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO DOS DOADORES DE ÓRGÃOS NO ESTADO DO PIAUÍ

Introdução

Os transplantes de órgãos são alicerçados no benefício terapêutico para doenças terminais, sendo necessária não somente uma estrutura hospitalar e na capacitação de profissionais como também uma reorganização na esfera legislativa vigente no país. Embora as taxas sejam crescentes, a demanda para transplantes é muito alta frente à disponibilidade de órgãos. O objetivo do estudo foI determinar as principais características clínicas e epidemiológicas dos doadores falecidos no Estado do Piauí.

Material e Método

Tratou-se de uma pesquisa documental, retrospectiva, caráter descritivo e abordagem quantitativa, através da revisão de prontuários e das fichas de notificação dos doadores de órgãos falecidos.

Resultados

Os doadores de órgãos no estado do Piauí são, em sua maioria, adultos do sexo masculino com média de idade correspondendo a 32 anos. A principal causa de morte encefálica o traumatismo crânio-encefálico, especificamente as mulheres a causa de acometimento foi o acidente vascular encefálico. A maioria dos doadores (97%) não apresentou parada cardiorrespiratória e com tempo médio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 3,74 dias em uso de drogas vasoativas. Apresentaram ainda sorologias positivas. 59% dos órgãos foram aproveitados no Piauí e os demais disponibilizados na maioria das vezes para o Paraná e o Ceará. As características laboratoriais dos doadores piauienses são satisfatórias, apresentando as médias séricas de sódio, creatinina, AST e ALT respectivamente: 150,78 mEq/L, 1,28 mg/dL, 64,61 mg/dL e 57,44 mg/dL

Discussão e Conclusões

Os doadores de órgãos no estado do Piauí são, em sua maioria, adultos jovens do sexo masculino, com principal causa de morte encefálica o Traumatismo Crânio Encefálico. A maioria dos órgãos foi aproveitados pela população local.

Palavras Chave

Doação de Órgãos
Doador falecido Piauí
Transplante

Área

Multidisciplinar

Instituições

HOSPITAL GETULIO VARGAS - Piauí - Brasil

Autores

Welligton Ribeiro Figueiredo, Mayara Magry Andrade da Silva, Joao Gilson de Jesus Cantuario, Patricia Helena Vidal de Figueiredo, Maria de Lourdes de Freitas Veras, Joyce Anny Alves do Nascimento, Kaline Fortes e Silva, Rafael Felipe Martins De Oliveira VIANA, Ricardo Cronemberguer Mangueira