Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Descrição de novo epítopo presente em antígeno HLA classe I desnaturado

Introdução

Anticorpos que reconhecem epítopos HLA crípticos (epítopos em região não exposta no HLA íntegro) não se associam com prova cruzada (XM) positiva e não são relevantes no transplante (Tx). Neste relato de caso descrevemos um novo epítopo críptico em molécula HLA classe I.

Material e Método

Soro de candidato a Tx renal, masculino e com apenas uma transfusão de sangue foi submetido aos seguintes testes: Luminex Single Antigen (LSA) de dois diferentes fabricantes (One Lambda (OL) e Immucor); LSA com moléculas HLA (OL) desnaturadas com ácido; XM por citometria de fluxo (CF) com células selecionadas e análise epitôpica por HLA MatchMaker e por alinhamento de aminoácidos.

Resultados

O LSA-OL revelou positividade para HLA-B 13,18,37,41,44,45,47,48,49,50,52,60,61,62,72,75,76,77 e este padrão de reação pôde ser explicado pelo eplet 66IS do HLA-Matchmaker. Os XM por CF contra linfócitos com os antígenos HLA-B37 (Ac com MFI de 5250), B60 (Ac com MFI de 3661) ou B50 (Ac com MFI de 4752), entretanto, foram negativos, o que sugere reações falso-positivas (FP) no LSA. As mesmas reações foram observadas quando o soro foi testado frente a beads com antígenos desnaturados, mas não puderam ser justificadas por nenhum epítopo já descrito em HLA desnaturado. Corroborando que as reações originalmente observadas eram FP, nenhuma reação positiva foi observada quando o soro foi testado com outro kit (Immunor).A comparação de sequências de aminoácidos mostrou que a posição 67S, críptica na molécula HLA estava presente somente nos antígenos das reações FP.

Discussão e Conclusões

A análise deste caso mostrou que nem toda reação explicada por HLAMatchmaker é verdadeira e permitiu, através da análise de aminoácidos, a descrição de um novo epítopo localizado em região críptica de molécula HLA.

Palavras Chave

HLA I desnaturado, novo epítopo definido

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

Instituto de Imunogenética - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa - AFIP - São Paulo - Brasil

Autores

Renato de Marco, Rosemeire Zavan dos Reis Silva, Petzy Regine Garbo Freitas , Elisa Biude Carvalho , Bárbara Santos Pires Silva, Maria Gerbase-DeLima