Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

LINHA DE CUIDADO SISTEMATIZADO: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE À MORTE ENCEFÁLICA

Introdução

O doador falecido é definido pela legislação Brasileira como o paciente que evolui para morte encefálica, conceituada como a parada total e irreversível das funções encefálicas, cabe ao enfermeiro responsável pelo processo de doação de órgãos e tecidos, desde o planejamento até avaliação dos procedimentos de enfermagem prestados ao potencial doador, bem como, implementar ações que visem a otimização da doação de órgãos e tecidos para fins de transplante. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem em todas as etapas do processo doação, partindo da premissa que a adequada manutenção do potencial doador é de fundamental importância para manter órgãos e tecidos viáveis para o transplante.

Material e Método

Realização de um estudo de caso em um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário localizado no Sul do País, através da observação e avaliação do prontuário de um paciente em protocolo de morte encefálica.

Resultados

Durante a avaliação criteriosa do prontuário do referido potencial doador, verificou-se que não houve uma sistematização do cuidado já que o mesmo se deu de forma desordenada.

Discussão e Conclusões

Através deste estudo, observamos a necessidade da existência de um protocolo sistematizado de cuidado ao potencial doador de órgãos e tecidos, sendo importante os investimentos na educação permanente de todos os profissionais envolvidos durante o processo de doação/transplante, já que é sabido que o cuidado com o potencial doador levará a uma disponibilidade de órgãos com qualidade, viabilizando assim um maior número de transplantes com sucesso.


Palavras Chave

Cuidado, morte encefálica, doação de órgãos

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Universitário São Francisco de Paula - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patrícia Mattos Silva, Jacqueline Flores Oliveira, Kelly Laste Macagnan, Silvia Zluhan Bizarro