PAF de novo após transplante dominó: experiência de um centro de referência
A polineuropatia amiloidótica familiar (PAF) é uma doença genética caracterizada pela produção de transtiretina anômala que se deposita em tecido nervoso. O transplante de fígado (Tx) é o tratamento de escolha, uma vez que cerca de 98% da proteína anômala é produzida neste órgão. O fígado pode ser utilizado pois é funcionalmente normal, modalidade conhecida como repique ou dominó. Os receptores de enxerto PAF podem desenvolver a PAF em período mais curto que a apresentação habitual. O objetivo deste estudo é descrever a experiência da equipe na evolução da PAF em pacientes receptores desse enxerto.
De janeiro de 2002 a dezembro de 2015, foram realizados 25 repiques. Oito pacientes perderam acompanhamento e quatro foram excluídos por óbito antes de dois anos de Tx. Foram avaliados 13 pacientes.
Observou-se quatro casos sugestivos de PAF de novo (30,8%), sendo três confirmados por exames (um óbito 13 anos após o transplante com sintomas compatíveis com a doença, porém sem confirmação com exames). A idade média no momento do transplante foi de 55 anos. O tempo médio de seguimento foi de 6,6 anos e a etiologia da doença de base predominante foi a associação de VHC e CHC. A média de inicio dos sintomas foi de nove anos pós-Tx.
O uso de enxertos provenientes de PAF é uma alternativa para aumento do pool de doadores, no entanto o aparecimento de PAF de novo tem sido descrito cada vez com maior frequência e mais precocidade. É necessário discutir sobre as características ideais dos receptores desse enxerto. Além disso, com a disponibilização de drogas estabilizadores da substancia amilóide, questões como o rastreamento anual para diagnóstico precoce da doença se tornam imperativas.
transplante de fígado; transplante domino; polineuropatia amiloidótica familiar
Fígado
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil
Bianca Della-Guardia, Bruno Bindi, Celso Eduardo Lourenço Matielo, Fernando Luis Pandullo, Guilherme Eduardo Gonçalves Felga, Igor Lepski Calil, Jefferson André Silva Alves, Lilian Amorim Curvelo, Pamella Tung Pedroso, Rafael Antônio Arruda Pécora, Roberto Ferreira Meirelles-Junior, Rodrigo Andrey Rocco, Sergio Paiva Meira-Filho, Renata Rocha Batista, Marcio Dias Almeida