Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

HIPERTENSÃO PULMONAR E GLOMERULOESCLEROSE SEGMENTAR E FOCAL (GESF): RELATO DE CASO

Introdução

A GESF é uma das principais causas de Insuficiência Renal Crônica (IRC), caracterizada por lesões fibróticas glomerulares e tubulares associadas ao acometimento das células epiteliais viscerais, que leva a perda da permeseletividade glomerular e consequente proteinúria. A hipertensão pulmonar (HP) é uma das complicações da IRC e, em nefropatas crônicos submetidos a hemodiálise (HD), está relacionada a elevada taxa de mortalidade. Há uma associação entre hipervolemia e HP nesta população. Ainda há poucos relatos da HP na IRC. Objetiva-se relatar um caso de paciente renal crônico que desenvolveu HP.

Material e Método

Relato de caso clínico de um paciente renal crônico que desenvolveu HP em um Hospital Transplantador do Ceará.

Resultados

Paciente T.O.A., 35 anos, 59kg, 1,70m de altura, diagnosticado com IRC por GESF há 14 anos, permaneceu em tratamento conservador por 2 anos, depois iniciou terapia dialítica, primeiro a diálise peritoneal e depois a HD. Comorbidades: Hipertensão Arterial Sistêmica, HP, Hiperparatireoidismo Secundário. Realizou Transplante Renal (TxR) com doador cadáver. Nas primeiras semanas pós-TxR, realizou HD. Ao exame físico pós-TxR, seguia em estado geral bom; à auscultação pulmonar apresentava som pulmonar presente, sem ruídos adventícios, a auscultação cardíaca era rítmica e com sopro sistólico (2+/6+) e sua fístula átrio-ventricular no membro superior direito tinha bom frêmito. Imunossupressores em uso: Thymoglobuline, Tacrolimus e Micofenolato.

Discussão e Conclusões

A patogênese da HP nestes pacientes ainda é pouco conhecida. Todavia, os dados sobre a prevalência e a influência de outros fatores que podem afetar a sobrevivência de pacientes com HP com IRC são limitados, havendo a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

Palavras Chave

Hipertensão Pulmonar. Glomeruloesclerose Segmentar e Focal. Hemodiálise.

Área

Rim

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

DARLING KESCIA ARAÚJO PEIXOTO BRAGA