Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DESEMPENHO DAS COMISSÕES INTRA-HOSPITALARES DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES NA DOAÇÃO DE CÓRNEAS

Introdução

As Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) organizam o processo de doação de órgãos e tecidos desde a identificação dos potenciais doadores até a devolução do corpo à família. A córnea é um tecido privilegiado por apresentar menor risco de rejeição quando comparado a outras partes do corpo humano. Torna-se relevante realizar estudos que descrevam o desempenho das CIHDOTT no processo de doação de córneas para subsidiar o aprimoramento de políticas públicas e o planejamento de ações pelos gestores. O objetivo deste estudo foi descrever o desempenho das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante na doação de córneas.

Material e Método

Estudo transversal realizado na Macrorregional Norte do Paraná, que apresenta 16 CIHDOTT. Foram analisadas todas as notificações dos potenciais doadores com óbito por parada cardiorrespiratória e morte encefálica no ano de 2015.

Resultados

No período estudado foram notificados 934 (12,6%) óbitos de doadores elegíveis, dos quais 219 (23,4%) foram doadores efetivos. A prevalência de doação de córneas foi de 94,5% (n=207) entre as doações efetivas, sendo captadas 414 córneas.

Discussão e Conclusões

As córneas possuem vantagens de ser um órgão duplo, captado em ambos os tipos de óbito, aceita doadores de uma faixa etária mais ampla (2 a 80 anos) e pode ser retirado até seis horas após o óbito. Deve considerar a capacitação de enfermeiros das CIHDOTT pelas OPO no procedimento de remoção do globo ocular. Os resultados indicam que entre as doações efetivas, as CIHDOTT apresentam um bom desempenho na captação de córneas. Contudo, é necessário capacitar os membros da CIHDOTT, a fim de aumentar a prevalência de doadores efetivos entre os potenciais doadores.

Palavras Chave

Coleta de tecidos e órgãos; Obtenção de tecidos e órgãos; Enfermagem.

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

Universidade Estadual de Londrina - Paraná - Brasil

Autores

Marcela Tondinelli, Maria Carmo Fernandes Lourenço Haddad, Maria José Quina Gualdino, Ogle Beatriz Bacchi