Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO USO DO CELLSAVER E MORTALIDADE NO TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

O transplante de fígado é o tratamento de eleição na falência hepática aguda ou crônica, é um procedimento complexo e com risco elevado de sangramento. Transfusões de sangue e hemoderivados apresentam complicações relacionadas à infecção por vírus, bactérias e protozoários. O CellSaver é um mecanismo de transfusão autóloga na qual o sangue perdido durante o procedimento é coletado, processado e reinfundido. Dessa forma, é possível diminuir o uso de transfusão de hemoderivados. O objetivo desse estudo é avaliar a mortalidade em relação ao número de unidades de hemácias lavadas e recuperadas pelo CellSaver.

Material e Método

Análise retrospectiva de Julho de 2014 a fevereiro de 2017.

Resultados

Resultados: Foram realizados 56 transplantes de fígado, sendo o diagnóstico prevalente a Cirrose hepática pelo Vírus da hepatite C (37,5%), desses 45 (80,4%) transplantados utilizaram o CellSaver, no qual possuíam um MELD mediano puro de 24,5 (variação 7-50). Levando-se em conta a utilização do CellSaver, em unidades de hemácias lavadas e recuperadas, nota-se uma mediana de 4 (variação 1 - 45) entre todos os pacientes. Sobrevida de 33 pacientes (73,3%), destes, a utilização do CellSaver, em unidades de hemácias lavadas e recuperadas, teve uma mediana de 4 (variação 2 - 19). Doze doentes foram à óbito (26,7%), desses o MELD mediano foi de 25,5 (variação 1-50) e a utilização de hemácias lavadas e recuperadas apresentou uma mediana de 4,5 (variação 2 - 45).

Discussão e Conclusões

Conclusão: Os pacientes que morreram utilizaram uma quantidade semelhante de unidades de hemácias lavadas e recuperadas. O Cell Saver é uma boa ferramenta para o cirrótico, não tendo relação com a mortalidade em nossa casuística.

Palavras Chave

cell saver, transplante de figado, sobrevivencia, mortalidade, transfusão de sangue, hemaceas

Área

Fígado

Instituições

Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Andre Ibrahim David, Catiana Mitica Gritti, André Gustavo Santos Pereira, Tiago Emanuel De Souza, Felipe Sbrolini Borges, Angela Caputi, Arnaldo Bernal Filho, Gilberto Peron Junior, Jorge Marcelo Padilla Mancero