Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de infecção por Trypanosoma cruzi em potenciais doadores de órgãos no estado do Ceará em 2010 a 2015

Introdução

A DC ainda é muito presente no estado do Ceará, por apresentar um ambiente bastante apropriado para a colonização dos triatomíneos como o tipo de vegetação caatinga; área rural bastante vasta, habitações humanas precárias e nos últimos anos houve um baixo nível de cobertura operativa do Programa de controle da doença de Chagas (PCDCh). Nosso objetivo é determinar a prevalência de infecção por Trypanosoma cruzi em potenciais candidatos à doação de órgãos no Estado do Ceará no período de 2010 a 2015.

Material e Método

Trata-se um de estudo retrospectivo descritivo realizado a partir de dados registrados nos prontuários da Central de Transplantes do Estado do Ceará. Foram incluídos todos os doadores de órgãos no período de 2010 a 2015 e excluídos os doadores que possuíam informações incompletas quanto à sorologia para Chagas.

Resultados

No período estudado foram realizadas 2.111 sorologias, destas 2086 (98,67%) indivíduos foram não reagentes para DC e 28 (1,32%) foram reagentes ou indeterminadas. Destes, 22 (78,6%) eram do sexo masculino e 6 (21,4%) do sexo feminino. 28,6% (n:8) eram procedentes da capital Fortaleza e 71,4%(n:20) procedentes de cidades do interior do estado. As principais causas de morte foram AVC (Acidente vascular cerebral) hemorrágico 39,3% (n:11), seguido de TCE (Traumatismo craniano encefálico) devido acidente de trânsito 25% (n:7). Os principais órgãos descartados devido sorologia positiva para DC foram Coração, rins, fígado, córneas e pulmões.

Discussão e Conclusões

Observou-se uma baixa prevalência (1,3%) e, portanto, um baixo risco de transmissão pelo transplante de órgãos, o que pode ser consequência de um controle efetivo da transmissão, mesmo assim faz-se necessária a intensificação do Programa de Controle da Doença de Chagas e o controle constante na triagem do doador

Palavras Chave

transplante
doenca de Chagas

Área

Infecção

Instituições

Central de Transplante do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Alanna Carla da Costa, José Damião da Silva Filho, Arduina S.O de B Vasconcelos Fidalgo, Carlos Eduardo Menezes Viana, Leda Maria Simões Mello, Tatiane Maia de Melo, Eliana Regia Barbosa de Almeida, Maria de Fatima Oliveira