Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A INSERÇÃO DE TEMAS RELACIONADOS À DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS NOS CONTEÚDOS DO CURSO DE MEDICINA UniFOA: Uma nova realidade na formação médica

Introdução

O Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), conta com apoio da Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos e Tecidos (LATOT) e o Eixo Transversal em Medicina e Humanidades para promover, junto ao meio acadêmico, científico e comunidade, reflexões as quais possam deflagrar uma nova forma de pensar a doação de órgãos e tecidos. A proposta visa promover a aproximação de todos à ideia do transplante, e ao futuro médico o aporte de informações que permitam a interação médico, paciente e família acerca dos transplantes.

Material e Método

De posse das atas das palestras da LATOT, foi ranqueado as palestras que causaram maior interesse e isso, por intermédio do levantamento do número de presentes por palestra e com a efetivação de média aritmética simples. Buscou-se referências bibliográficas dessa ação em bases de dados como Scielo, BVS, PubMed.

Resultados

A palestra que mais mobilizou pessoas, foi a de “Transplante de Córnea” com público de 67 presentes, imediatamente após segue a de “Transplante de Órgãos e Tecidos: Uma Aliança com o Direito, a Psicologia e a Comunicação” com 65 participantes, seguida pelo tema “Morte Encefálica” que atraiu 46 pessoas e finalmente, a de “Transplante de Medula Óssea” com 43 participantes. Com relação a busca nas bases de dados, não foi encontrado nenhuma publicação que abordava ação semelhante a essa.

Discussão e Conclusões

Diante das percepções obtidas referente a participação e a ausência de ações semelhantes publicadas academicamente, destaca-se a relevância da inserção de conteúdos referentes ao tema Transplante de órgãos e Tecidos na grade curricular em questão, e quanto tal ação representa o deflagrar de uma nova cultura em relação ao ato de doação, evidencia-se o ineditismo.

Palavras Chave

Transplante de Órgãos e Tecidos; Currículo Médico; Liga Acadêmica; Humanidades.

Área

Multidisciplinar

Instituições

UniFOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Sonia Cardoso Moreira Garcia, Igor Pereira de Carvalho, Joanna Calmeto Guedes, Rhanica Evelise Toledo Coutinho, Walter L M Sampaio da Fonseca