Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA COMISSÃO INTRA HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE - CIHDOTT

Introdução

A dimensão técnica-operativa do Assistente Social (AS) contempla instrumentais como: observação, entrevista familiar, reunião, relatórios, acolhimento familiar e escuta qualificada. No processo de doação a família é objeto de intervenção profissional e por tais motivos a inserção do AS nas Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT tem trazido especial contribuição ao êxito dos trabalhos.

Material e Método

Estudo descritivo do tipo relato de experiência da atuação do AS na CIHDOTT de um hospital geral no noroeste do Paraná.

Resultados

De Janeiro/2015 a março/2017, houve 25 protocolos de Morte Encefálica (ME), com 80% de consentimento familiar para doação de órgãos e tecidos. O AS participou de 92% deste total de protocolos, seja no acolhimento familiar inicial e/ou final, e em 80% deles esteve presente junto à equipe, em todo o processo, do acolhimento e entrevista familiar ao auxílio na parte documental. Neste mesmo período, observou-se ainda a participação profissional nos registros de relatórios de atendimento familiar, nos relatórios de óbitos mensais que são encaminhados à Organização de Procura de Órgãos, nos relatórios de produtividade junto à coordenação da CIHDOTT, e nas Buscas Ativas diárias de potenciais doadores.

Discussão e Conclusões

O AS contribui para a efetividade do processo de trabalho da CIHDOTT dispondo de instrumentais técnicos que em conjunto a equipe multidisciplinar, possibilita às famílias de potenciais doadores o acolhimento necessário e colabora na identificação e atendimento às demandas familiares, viabilizando o acesso às informações relevantes para a compreensão familiar adequada do diagnóstico de ME bem como, para a decisão consciente sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante.

Palavras Chave

Assistente Social; Obtenção de Órgãos e Tecidos; Família.

Área

Multidisciplinar

Instituições

SANTA CASA DE PARANAVAÍ - Paraná - Brasil

Autores

ALINE BARBIERI, ANDREZA MARA CAMPOS DE MELO, MARCIA ANGELO DOS SANTOS, REGIMARA DOS ANJOS