Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Encefalite Herpética com Hemorragia Intracraniana em Transplantado Hepático após Tratamento do VHC

Introdução

Relatamos o caso de uma paciente de 56 anos, submetida a transplante hepático no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) por quadro de cirrose por hepatite C e Hepatocarcinoma, que evoluiu tardiamente com encefalite herpética e hemorragia intracraniana, com sequelas neurológicas graves.

Material e Método

Revisão do prontuário da paciente no ICDF.

Resultados

A paciente foi submetida ao transplante por cirrose por infecção pelo vírus da hepatite C, já tendo sido tratada antes do transplante com sofosbuvir e ribavirina, sem resposta virológica sustentada. Foi submetida ao transplante hepático cadavérico, recebendo alta hospitalar após 14 dias da cirurgia. Apresentou boa evolução pós-operatória e encontrava-se em acompanhamento ambulatorial quando iniciou novo ciclo de tratamento da Hepatite C com sofosbuvir, daclatasvir e ribavirina por 3 meses. Após 30 dias do término do tratamento, apresentou cefaléia, astenia e febre alta, procurando o pronto-socorro alguns dias após o início dos sintomas. Já internada, evoluiu com crises convulsivas, necessidade de ventilação mecânica e por fim com acidente vascular hemorrágico com sequelas neurológicas graves.

Discussão e Conclusões

A encefalite herpética constitui um diagnóstico diferencial importante em pacientes imunossuprimidos com febre e cefaléia, podendo ser suspeitado o diagnóstico em exames de imagem, porém sendo necessária a confirmação definitiva por meio de punção lombar e análise do líquor. Em suas formas mais graves, pode evoluir com hemorragia intracraniana e sequelas graves, a despeito do tratamento instituído com aciclovir. A relação da encefalite herpética com o tratamento da hepatite C que a paciente havia realizado há pouco tempo necessita de melhor avaliação.

Palavras Chave

Transplante hepático, encefalite, complicações infecciosas, recidiva do hcv, tratamento da hepatite

Área

Fígado

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, André Luis Conde Watanabe, Natália de Carvalho Trevizoli, Adriano Claudio Pereira de Moraes, Luiz Gustavo Guedes Diaz, Fernando Marcus Felippe Jorge