Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A equipe multiprofissional no cenário da adesão ao tratamento pós transplante hepático: Relato de caso

Introdução

O transplante (tx) hepático é um procedimento de alta complexidade e exige mudanças no cotidiano do paciente, como o uso regular de imunossupressores. O sucesso na adesão ao tratamento demanda participação ativa do paciente, da família e dos profissionais de saúde. Devido à relevância da atuação multiprofissional na promoção da adesão ao tratamento, o presente trabalho objetiva relatar o caso de J.W.N., sexo masculino, 43 anos, transplantado de fígado, submetido a internação hospitalar por intercorrência relacionada à não adesão.Mostrava-se pouco cooperativo à equipe.

Material e Método

Assim, a intervenção primordial realizada pela equipe multiprofissional (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Farmácia e Enfermagem) visou ampliar o vínculo na relação com J. por meio de postura acolhedora e empática. Com o fortalecimento do vínculo, foi possível trabalhar planos atuais e futuros de J., favorecendo sua autoestima; realizou-se também exercício de confrontação, convidando-o a pensar sobre limites e possibilidades do tx. J. apresentava compreensão insatisfatória acerca do tx, recusando cuidados recomendados. Não demonstrava responsabilização pelo tratamento, delegado à mãe.

Resultados

Nesse sentido, a equipe realizou intervenções que ampliassem seu entendimento sobre o tratamento, favorecendo sua autonomia na gestão do autocuidado fora do ambiente hospitalar (por exemplo, educação nutricional). As intervenções multiprofissionais repercutiram de forma positiva durante o tempo de internação, podendo-se estimar sua importância também a longo prazo.

Discussão e Conclusões

No momento da alta, observamos o paciente mais aberto à equipe e mais apoderado sobre o tratamento, aspectos relevantes para melhor adesão terapêutica.

Palavras Chave

equipe multiprofissional,intervenções, tratamento

Área

Multidisciplinar

Instituições

Universidade Federal do Ceara - Ceará - Brasil

Autores

Cecília Carla Barroso Calazans, Pabyle Alves Flauzino , Anamaria Araújo e Silva Barbosa, Mirnna Vasconcelos da Silva, Renan Morais e Silva