ALTO ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DOS ÓRGÃOS OFERTADOS A UM CENTRO DE TRANSPLANTE DE LARGA ESCALA
A qualidade do órgão ofertado para transplante é determinante para a melhor evolução do transplante, sendo necessária uma intensificação na manutenção dos doadores, visando assim um melhor aproveitamento dos órgãos para transplante.
Estudo retrospectivo e descritivo dos dados de doadores falecidos e órgãos ofertados para o Hospital do Rim, no período entre novembro de 2012 e dezembro de 2016.
Foram ofertados 3016 doadores, 84% provenientes das OPOs da capital do Estado de São Paulo, 5% das OPOs do interior do Estado e 11% de outros Estados. Os doadores apresentavam idade média de 43 anos. A principal causa da morte encefálica foi Acidente Vascular Encefálico (57%). 38% eram hipertensos, 9% Diabetes Mellitus (DM) e 7% HAS+DM, 15% apresentaram Parada Cardíaca durante a internação, a média da creatinina inicial 1,06 e a média da creatinina final 2,05.
14 % doadores apresentavam creatinina inicial maior ou igual a 1,5 mg/dl e 48% apresentavam creatinina final maior ou igual a 1,5 mg/dl e 28% dos doadores ofertados eram de critério expandido.
Dos 5376 rins ofertados, 52% foram transplantados no centro, 31% em outros centros transplantadores.
Foram realizadas 2169 biópsias renais, correspondendo a 72% dos doadores ofertados, sendo 479 dos rins descartados por apresentar alteração histológica, 419 pelo aspecto macroscópico, 76 por lesão vascular e pela isquemia fria prolongada e 62 por infecção, PCR e e neoplasia.
Observamos um alto índice de aproveitamento dos rins ofertados, taxa elevada de biópsias renais, sendo que o principal motivo para o descarte foi alteração histológica, podendo estar associado ao aumento da faixa etária da população, qualidade da manutenção dos doadores e oferta de doadores com com critério expandido.
Transplante renal
Enfermagem
Fundação Oswaldo Ramos - São Paulo - Brasil
Vanessa Ayres Carneiro Gonçalves, Tatiane Alvarenga Sanchez, Jerônimo Severiano Santos, Edmar Junio Sgoti, Bruna de Sá Trozidio Regazzo, Jose Osmar Medina Pestana