Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CAUSAS DO DESCARTE DE CÓRNEAS CAPTADAS PELO BANCO DE TECIDOS OCULARES DE FORTALEZA

Introdução

O transplante de córnea no Brasil tem evoluído de forma relevante, e isso impressiona comparado a outros países. O número de candidatos na lista de espera para transplante de tecido vem reduzindo, indicando um salto de qualidade. A córnea é semelhante a uma lente fixa transparente localizada na parte anterior do globo ocular, quando essa lente sofre opacificação de forma irreversível é necessário substituir por meio do transplante. Nosso objetivo foi identificar as causas de descarte de córneas no banco de tecido oculares na cidade de Fortaleza, Ceará.

Material e Método

Estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa, em prontuários de doadores, utilizando instrumento com as seguintes informações: idade, sexo, número de doadores no estado, número de córneas preservadas, transplantadas, descartadas e causas dos descartes das córneas.

Resultados

quanto as características dos doadores, houve a predominância do sexo masculino (67%) e feminino (33%), a faixa etária de 21 a 40 anos(35%), a idade mínima foi de 02 anos de idade e a máxima de 72 anos. As causas dos óbitos que se destacaram foram: TCE ( 45%), AVC (31%) e Neoplasias ( 10%), e com menor prevalência foram as doenças infecciosas (3%) e anóxia cerebral (2%). foram doadas e captadas 454 córneas,350 córneas foram processadas pelo banco -BTOC, 298 foram transplantadas e 146 descartadas . No descarte de córnea a principal causa foi a má condição do tecido (61%), seguida pela sorologia reagente (17%), óbitos sem diagnósticos definidos(4%) e infecções (10%).

Discussão e Conclusões

A má qualidade do tecido ocular pode está relacionado com erro durante a captação ou tempo prolongado da preservação, e alguns cuidados são indispensáveis na manutenção de uma córnea de qualidade, como a lubrificação dos olhos e o fechamento das pálpebras.

Palavras Chave

Tx córnea, Descarte de córneas.

Área

Enfermagem

Instituições

BANCO DE OLHOS DO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil, CNCDO-CE - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

EUGENIA FILIZOLA SALMITO MACHADO, ROSÂNGELA DOS SANTOS SILVA, IVENS FILIZOLA SOARES MACHADO